A Companhia Nacional de Abastecimento – Conab dará continuidade às operações de apoio ao escoamento de trigo produzido na Região Sul do Brasil com mais dois leilões nesta quarta-feira, 18.

Foto: Fábio Sidney Thiesen

Foto: Fábio Sidney Thiesen

O primeiro será de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural ou suas Cooperativas – Pepro, pela venda e escoamento de 137,5 mil toneladas do produto, safra 2016/17. Em seguida, a Companhia fará a oferta de Prêmio para o Escoamento de Produto – PEP para 52,5 mil toneladas de trigo em grãos, também da safra 2016/17.

Os leilões de Pepro e PEP de trigo vêm sendo realizados desde dezembro, em atendimento à demanda apresentada ao governo por representantes do setor.

Custeio

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Neri Geller, recebeu, nesta segunda-feira, 16, representantes da cadeia produtiva do trigo. No encontro, os participantes reivindicaram a continuidade dos leilões – Pepro e –  PEP, como os que ocorrerão nesta quarta-feira. Propuseram reajuste no valor do prêmio que, no último leilão em 4 de janeiro, foi de R$ 208/tonelada.

“O Ministério da Agricultura vai fazer tudo o que for possível para atender as reivindicações do setor e beneficiar o produtor rural, visando garantir o preço mínimo”, salientou Geller.
Durante a reunião, o setor também solicitou prorrogar as operações de custeio agrícola para o trigo com vencimentos em janeiro, fevereiro e março para  pagamento único em abril.

Outro pleito foi com relação à autorização e à liberação de recursos para Aquisições do Governo Federal – AGF para o trigo, para atender a pequenos produtores que têm dificuldade de participar dos leilões de Pepro.

Estiveram presentes representantes da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – Farsul, Associação das Empresas Cerealistas do RS – Acergs e a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina – Fecoagro, além de técnicos do Governo Federal.

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
Inez De Podestà
imprensa@agricultura.gov.br