Após a identificação de um foco de Amaranthus palmeri (caruru-gigante ou caruru-palmeri) – planta invasora com alto potencial de prejudicar a  produção agropecuária – em uma propriedade de Campo Erê, no Oeste Catarinense, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) realiza o Seminário Regional Amaranthus palmeri: prevenção, identificação, contenção e manejo. O objetivo é capacitar  produtores rurais, responsáveis técnicos, instituições públicas e privadas, cooperativas, sindicatos, empresas do setor agrícola, entidades profissionais, instituições de pesquisa e representantes do setor produtivo sobre como identificar e o que fazer diante da ocorrência desta planta. O Seminário acontece no dia 23 de junho, das 8h às 17h30, no Centro de Eventos da Prefeitura Municipal de Campo Erê.

A programação conta com palestras e mesas redondas com engenheiros agrônomos da Cidasc, Epagri, Cooperativa Itaipu e órgãos de defesa agropecuária do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Entre os temas abordados estão: características da espécie e os procedimentos adotados após sua detecção, manejo integrado e produtos comerciais disponíveis para o controle do Amaranthus palmeri, experiências de órgãos de defesa agropecuária de outros estados para contenção da praga, além da integração de ações para fiscalizar e prevenir a dispersão do caruru-gigante.

“A realização do seminário permite aproximar a fiscalização, a pesquisa, a assistência técnica e os agricultores na discussão do problema e nas soluções propostas”, afirma o engenheiro-agrônomo Diogo Deoti, Coordenador de Sanidade das Grandes Culturas da Cidasc. “Além disso, a participação dos outros estados propicia o diálogo sobre ações de erradicação e do horizonte de manejo da planta daninha, tornando-se um amplo evento de educação sanitária”, completa.

Planta invasora ameaça lavouras

O Amaranthus palmeri é considerado uma das plantas daninhas mais agressivas da agricultura devido ao seu crescimento acelerado, elevada produção de sementes e resistência a herbicidas. Pode crescer até três centímetros por dia e cada planta produz, em média, de 200 mil a 500 mil sementes, podendo ultrapassar 1 milhão. As sementes permanecem viáveis no solo por anos, o que dificulta o controle após a introdução da praga em uma área. 

A espécie apresenta resistência a herbicidas amplamente utilizados, como o glifosato e os inibidores da enzima Acetolactato Sintase (ALS), dificultando seu controle, especialmente em lavouras de soja e milho. No verão, a planta encontra condições favoráveis para se estabelecer rapidamente, competindo por água, luz e nutrientes e causando prejuízos econômicos expressivos. Devido a estas características, é classificada no país como praga quarentenária presente. No Brasil, a ocorrência do Amaranthus palmeri foi registrada pela primeira vez em 2015, no estado de Mato Grosso. Posteriormente, a planta foi identificada em Mato Grosso do Sul, em 2022; em São Paulo, em fevereiro de 2026; e em Santa Catarina, em março de 2026.

A identificação correta da espécie é fundamental para as ações de controle. Como o caruru-gigante pode ser confundido com outras espécies do mesmo gênero, o acompanhamento técnico e o conhecimento de suas características são essenciais para evitar a disseminação da planta e reduzir seus impactos econômicos.

Evento gratuito e aberto ao público

O Seminário Regional Amaranthus palmeri: prevenção, identificação, contenção e manejo tem participação gratuita e aberta ao público. As inscrições devem ser feitas pelo link: http://bit.ly/3RR6MMi. A atividade é realizada pela Cidasc com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Erê; Ministério da Agricultura e Pecuária; Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina; Epagri; Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar); Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT); Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (Iagro/MS); Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA/SP); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC); Cooperativa Itaipu; Associação de Engenheiros, Agrônomos, Tecnólogos e Áreas Afins do Noroeste Catarinense (AEANOR); Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e Agropecuária ZF Lunardi.

SERVIÇO:
O quê: Seminário Regional Amaranthus palmeri: prevenção, identificação, contenção e manejo
Quando: 23 de junho de 2026
Horário: 8h às 17h30
Local: Centro de Eventos da Prefeitura Municipal de Campo Erê
Rua Octavio Angelo Perottoni, 232

Inscrições: http://bit.ly/3RR6MMi

CONTATO PARA ENTREVISTA:
Diogo Antonio Deoti
Engenheiro Agrônomo
Coordenador de Sanidade das Grandes Culturas – Cidasc
(49) 2049-7999 

Mais informações à imprensa:
Ana Carolina Dionísio
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/