Foto: Ascom/Cidasc.

Celebrado em 10 de fevereiro, o Dia Mundial das Leguminosas chama a atenção para a importância desses alimentos na promoção da saúde e da segurança alimentar. Fazem parte deste grupo feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha. 

No Brasil, o feijão é a leguminosa mais consumida, com a tradicional combinação com o arroz. Em Santa Catarina, foram colhidas 129 mil toneladas de feijão em 2025. 

No tradicional prato brasileiro, a Cidasc está presente: tanto o arroz, quanto as leguminosas como o feijão e a lentilha são avaliadas pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov). Esta atividade consiste em analisar amostras dos grãos, verificar características físicas, grau de umidade e qualidade dos grãos, atender e definir o padrão de classificação da amostra avaliada. 

Foto: Ascom/Cidasc.

Na prática, isto significa que o consumidor recebe a informação correta sobre qual é o tipo do grão que adquiriu (classe, grupo…) estas informações estão contidas na embalagem. Além disso, a classificação utiliza laudos laboratoriais que auxiliam a classificação vegetal e identifica se há na identificação de contaminantes que não podem ser vistos a olho nu, como fungos e outros microrganismos, que possam prejudicar a saúde do consumidor. 

Alimento saudável

Foto: Ascom/Cidasc.

A atividade de classificação vegetal atua na indicação da qualidade do grão que será consumido, permitindo que você desfrute de todos os benefícios das leguminosas para a saúde. Do ponto de vista nutricional, as leguminosas são fontes relevantes de proteínas vegetais, fibras, vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e outros minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo. O consumo regular desses alimentos contribui para a saúde, além de promover maior saciedade. 

Foto: Ascom/Cidasc.

Além dos benefícios à saúde humana, as leguminosas também desempenham papel estratégico na segurança alimentar, por serem acessíveis, versáteis e capazes de enriquecer a dieta com nutrientes de alto valor biológico. Sua produção e consumo reforçam hábitos alimentares mais equilibrados e sustentáveis.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500