Equipe da Cidasc participou da celebração e da programação técnica do evento. Foto: Ascom/Cidasc

A região Sul do Brasil é responsável pela maior parte da produção nacional de arroz, de cerca de 10 milhões de toneladas/ano. Santa Catarina é o segundo maior produtor nacional desse grão. 

Todos os anos, um município é escolhido para sediar a Abertura Oficial da Colheita do Arroz. Desta vez, a celebração ocorreu em São João do Itaperiú, nos dias 22 e 23 de janeiro. Autoridades, representantes de entidades ligadas ao agro e produtores rurais participaram do evento na fazenda Limoeiro, da Urbano Alimentos. 

A Cidasc esteve presente com alguns de seus profissionais, entre eles o diretor de Desenvolvimento Institucional, Bernard Borchardt, representando a presidência da empresa. Na foto, também estão os técnicos agrícolas Valdirene Régia Bizolo Sommer e Odair José Mantoanelli, os engenheiros-agrônomos Gabriel Torresilha de Oliveira e Karina Chertok Bittencourt e o auxiliar Gerson Ricardo da Silva. 

A qualidade do arroz catarinense se deve ao empenho e dedicação dos produtores, aliados a técnicas modernas, boa orientação técnica e a  preocupação que as unidades de beneficiamento possuem com a segurança do produto ofertado aos consumidores   

Para garantir que essa excelência chegue à mesa do consumidor, a Classificação Vegetal da Cidasc possui atribuição para realizar a classificação do arroz, que segue portaria federal específica ao produto, determinando os padrões de qualidade. Os técnicos habilitados da Cidasc avaliam o arroz,  determinando, através da emissão do certificado de classificação, as informações sobre as características e enquadramento do produto avaliado que deverão estar presentes.

A Cidasc também atua em certificações. Uma delas é o Selo de Conformidade Cidasc (SCC), cujo principal pilar é a implementação de um sistema de gestão de segurança de alimentos (SGSA) nos estabelecimentos que beneficiam produtos de origem vegetal. O arroz de Santa Catarina tem destaque na adesão ao programa e aproximadamente 40% do arroz beneficiado no estado já é certificado ou está em processo de certificação pelo SCC. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500