Famílias catarinenses produzem diversos queijos artesanais, como o Queijo Artesanal Serrano. Foto: Ascom/Cidasc

O dia 16 de janeiro foi instituído por lei como o Dia Estadual do Queijo Artesanal. A data foi escolhida por ser o dia de publicação da legislação que regulamenta a produção e comercialização deste produto. 

Santa Catarina é um dos estados brasileiros que se destaca na produção leiteira: produz mais de 3 bilhões de litros por ano, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal/IBGE, com destaque para a região Oeste Catarinense. Mais de 15 mil propriedades rurais em Santa Catarina produzem queijos e parte delas, com registro em serviço de inspeção sanitária, está apta a comercializar produtos lácteos. 

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) acompanha a cadeia produtiva, com ações voltadas à sanidade animal e à inspeção sanitária de produtos de origem animal. O status sanitário diferenciado obtido pela defesa agropecuária, sob responsabilidade da Cidasc, beneficia grandes e pequenos produtores. 

Normas sanitárias estabelecem requisitos, inclusive de estrutura, para que produto artesanal seja seguro ao consumo. Foto: Denise De Rocchi/Ascom Cidasc

Em propriedades familiares, a produção de derivados do leite é uma forma de agregar valor, gerar renda e dar continuidade à atividade rural. “Em Santa Catarina, a legislação reconhece a importância do queijo artesanal, de seu valor cultural, e estabelece que é possível produzir com qualidade e segurança sanitária, respeitando sempre as normas. Cuidado sanitário e tradição caminham juntos, fortalecendo o setor, valorizando o produtor e protegendo o consumidor”, afirma o médico-veterinário Mayckon Padilha, coordenador Estadual de Inspeção de Leite e Derivados da Cidasc. 

Para comercializar sua produção, o produtor rural deve registrar sua agroindústria em um serviço de inspeção sanitária, como o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de sua cidade ou o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), sob responsabilidade da Cidasc. O produtor pode ainda expandir a comercialização para todo o país se obtiver o Selo ARTE: são critérios para recebê-lo comprovar o caráter artesanal do produto e ter um estabelecimento com registro em serviço de inspeção. 

A Cidasc já concedeu o Selo ARTE a mais de 400 produtos do agro catarinense, muitos deles queijos, elaborados em diferentes partes do estado. Com o selo, estes produtores puderam comercializar para todo o país, valorizando a cultura regional e buscando aprimorar sua produção. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500