Foto: Departamento Regional de Canoinhas/Cidasc

Produtos cárneos defumados à lenha são a especialidade da Don Agos, de Canoinhas, que agora poderá comercializar para todo o Brasil nove produtos diferentes, que conquistaram o Selo ARTE. O selo é uma distinção criada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para valorizar produtos artesanais e que é concedido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) no estado. 

A gestora do Departamento Regional de Canoinhas da Cidasc, Maritza Martins Mansani, juntamente com o Médico Veterinário e Coordenador Estadual da Inspeção de Unidade de Beneficiamento de Carnes e Produtos Cárneos Cláudio Machado Moreira entregaram os certificados ao fundador da empresa, Augustinho Machado Filho. Foram reconhecidos os produtos bacon, copa, pastrami, picanha curada defumada, mignon curado defumado, salmão, roast beef, picanha de cordeiro defumada e peito de frango defumado. 

E a empresa tem a intenção de solicitar o Selo ARTE para outros produtos. Desde a fundação, em 2021, a visão de negócio era fornecer alimentos de alta qualidade tanto em relação ao sabor quanto aos aspectos higiênicos. “Para mim, o selo vem em primeiro lugar para mostrar para o meu cliente que, atrás daquele produto, há o trabalho de profissionais competentes e que ele pode ficar tranquilo, por ser um produto de qualidade e com segurança para o consumo”, diz Augustinho Machado Filho. 

Produtos utilizam carne de qualidade e defumação com madeiras diferentes para dar características específicas a cada corte. Foto: Departamento Regional de Canoinhas/Cidasc

O Selo ARTE simboliza mais do que um reconhecimento formal: traduz o valor de um trabalho artesanal bem executado, que carrega identidade cultural, saber tradicional e história local, respeitando ainda as normas sanitárias. A conquista dos Selos ARTE também é resultado do trabalho técnico da Cidasc, por meio do Deinp (Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal), com o apoio do médico-veterinário conveniado à Prefeitura de Canoinhas. A atuação desses profissionais foi fundamental no fomento, na orientação e na verificação dos requisitos necessários para a obtenção da certificação.

O reconhecimento do caráter artesanal de um produto, com o Selo ARTE, representa um divisor de águas para muitas agroindústrias catarinenses, com possibilidade de expansão das vendas, o que beneficia também a região em que estão localizadas. A Cidasc já entregou o selo para mais de 400 produtos de Santa Catarina, como mel, queijo, embutidos e produtos à base de pescado.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500