
No final de novembro, o Departamento Regional de São Joaquim da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) entregou o Selo ARTE para três produtos da marca Polinize, em Bom Retiro. Outros produtores do município já haviam obtido o reconhecimento para outros tipos de produto de origem animal, mas a pequena empresa é a primeira da cidade a ter a certificação para o produto mel.
Receberam o Selo ARTE o Mel de Melato da Bracatinga, o Composto de Mel de Melato e Nibs de Cacau e o Mel Multifloral produzido pela Polinize. A fundadora Samantha Kauling foi quem recebeu os certificados, das mãos do gestor regional da Cidasc, Maykon Cechinel Nunes, no prédio da Prefeitura Municipal.

O empreendimento foi formalizado em 2021, fiel ao princípio de cuidado com o ambiente e promoção da saúde, colocando no mercado alimentos naturais e nutritivos. O Mel de Melato da Bracatinga, produto típico da Serra Catarinense e com indicação geográfica reconhecida, é um dos carros-chefe da produção. A conquista do Selo ARTE para esta e outras duas variedades de mel produzidos, permitirá que a Polinize os comercialize para todo o país.
“A conquista do Selo ARTE é a realização de um sonho. Esse selo comprova a qualidade artesanal dos nossos produtos, aumentando nossa credibilidade diante dos clientes e permitindo que possamos comercializá-los em todo o Brasil. É um passo fundamental para a formalização do negócio e para o crescimento das vendas”, diz Samantha Kauling.


O trabalho com mel não é novo na família. O pai de Samantha era produtor e incentivou a filha a mostrar o Mel de Melato de Bracatinga aos colegas, quando ela cursava o mestrado em São Paulo, em 2017. Na época, o produto, algo único e produzido apenas no Planalto Sul Brasileiro, ainda não tinha o reconhecimento público que possui hoje, mas já era evidente a boa aceitação entre quem provava.
A empreendedora somou a experiência familiar e a formação em Engenharia Ambiental (Udesc) e o mestrado em Ciências (ESALQ/USP) e voltou para Santa Catarina para realizar um sonho. A demanda pelos produtos em outros estados já existe, principalmente o Mel de Melato de Bracatinga. Por isso, ela já tem como meta buscar o Selo ARTE para os demais produtos da Polinize.
O gestor do Departamento Regional de São Joaquim da Cidasc, Maykon Cechinel Nunes, menciona o entusiasmo com o qual Samantha Kauling desenvolve a atividade, preocupada com a qualidade do produto, a manutenção do ecossistema e em contribuir para o desenvolvimento de Bom Retiro.
“Hoje, o reconhecimento é da Polinize, uma empresa que se destaca no setor apícola por entregar meles de altíssimo valor nutricional e com profundo respeito ao ecossistema. A Polinize leva o nome da nossa região para o Brasil com o seu produto-estrela: o Mel de Melato da Bracatinga. Este não é um mel comum; é um mel de terroir único, com um sabor marcante, proveniente das florestas da Bracatinga, uma riqueza da Serra Catarinense”, afirma Nunes.
A Cidasc tem estimulado as agroindústrias a buscarem selos que permitam a comercialização dos produtos para além de Santa Catarina. O Selo ARTE atende a esta necessidade em relação aos produtos artesanais e a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi) é uma boa opção para fabricantes de produtos de origem animal já inscritos no SIE e que produzem em maior escala. O retrospecto das empresas que seguiram por estes caminhos é muito positivo, com ampliação das vendas e geração de novos postos de trabalho, gerando desenvolvimento nos municípios.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500