Dentro da programação, médica-veterinária da Cidasc palestrou sobre controle e prevenção de brucelose e tuberculose

Foto: Departamento Regional de Lages/Cidasc

Fortalecer estratégias de prevenção e controle das zoonoses foi um dos objetivos do 1º Simpósio de Saúde Única da Serra Catarinense, realizado na quinta-feira, 6 de novembro, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages. O público do evento abarcou diferentes profissionais ligados à área da saúde, como médicos, enfermeiros, médicos-veterinários, biólogos, agrônomos e agentes de vigilância. 

A médica-veterinária da Cidasc Cristina Perito Cardoso foi uma das palestrantes. Com o tema “Brucelose e tuberculose: o problema pode estar mais perto do que você imagina!”, a profissional apresentou o trabalho desenvolvido pela Cidasc e a importância de cuidar da saúde animal para proteger também a saúde humana. No Brasil, Santa Catarina tem os rebanhos com menor incidência destas doenças, que podem ser transmitidas pelo contato com animais infectados ou consumo do leite de animais contaminados. 

Foto: Departamento Regional de Lages/Cidasc

A programação trouxe ainda as palestras:

  •  “Diagnóstico post-mortem e controle de doenças zoonóticas, transmissíveis e maus-tratos em animais na região da Amures-SC” – médica-veterinária MSc. Dra. Renata Assis Casagrande (Udesc Lages);
  • “Do laboratório à sociedade: o papel do diagnóstico da raiva na saúde humana e animal” – médica-veterinária MSc. Dra. Claudia Salete Wisser (Udesc Lages);
  • “Fluxos de notificação e coleta de zoonoses de importância epidemiológica”, com a M.a. Cristina Alves Ribeiro (UDVE Lages-SC).

A iniciativa do simpósio surgiu a partir de discussões entre os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), que identificaram a necessidade de promover a troca de conhecimentos sobre diagnóstico e controle de enfermidades em animais, especialmente aquelas com potencial de transmissão entre animais e humanos.

Com 190 participantes inscritos, o simpósio foi uma realização conjunta do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures), Grupo de Patologia Animal (GPV) e Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Udesc Lages.

O encontro reuniu presidentes, diretores e secretários de entidades e prefeituras da região, além de profissionais de saúde e estudantes. O evento encerrou com uma mesa-redonda sobre Saúde Única, promovendo esclarecimento de dúvidas, discussões técnicas e o fortalecimento de parcerias para orientar futuras ações conjuntas na região da Amures.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500