Dentro da programação, médica-veterinária da Cidasc palestrou sobre controle e prevenção de brucelose e tuberculose

Fortalecer estratégias de prevenção e controle das zoonoses foi um dos objetivos do 1º Simpósio de Saúde Única da Serra Catarinense, realizado na quinta-feira, 6 de novembro, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages. O público do evento abarcou diferentes profissionais ligados à área da saúde, como médicos, enfermeiros, médicos-veterinários, biólogos, agrônomos e agentes de vigilância.
A médica-veterinária da Cidasc Cristina Perito Cardoso foi uma das palestrantes. Com o tema “Brucelose e tuberculose: o problema pode estar mais perto do que você imagina!”, a profissional apresentou o trabalho desenvolvido pela Cidasc e a importância de cuidar da saúde animal para proteger também a saúde humana. No Brasil, Santa Catarina tem os rebanhos com menor incidência destas doenças, que podem ser transmitidas pelo contato com animais infectados ou consumo do leite de animais contaminados.

A programação trouxe ainda as palestras:
- “Diagnóstico post-mortem e controle de doenças zoonóticas, transmissíveis e maus-tratos em animais na região da Amures-SC” – médica-veterinária MSc. Dra. Renata Assis Casagrande (Udesc Lages);
- “Do laboratório à sociedade: o papel do diagnóstico da raiva na saúde humana e animal” – médica-veterinária MSc. Dra. Claudia Salete Wisser (Udesc Lages);
- “Fluxos de notificação e coleta de zoonoses de importância epidemiológica”, com a M.a. Cristina Alves Ribeiro (UDVE Lages-SC).
A iniciativa do simpósio surgiu a partir de discussões entre os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), que identificaram a necessidade de promover a troca de conhecimentos sobre diagnóstico e controle de enfermidades em animais, especialmente aquelas com potencial de transmissão entre animais e humanos.
Com 190 participantes inscritos, o simpósio foi uma realização conjunta do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures), Grupo de Patologia Animal (GPV) e Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Udesc Lages.
O encontro reuniu presidentes, diretores e secretários de entidades e prefeituras da região, além de profissionais de saúde e estudantes. O evento encerrou com uma mesa-redonda sobre Saúde Única, promovendo esclarecimento de dúvidas, discussões técnicas e o fortalecimento de parcerias para orientar futuras ações conjuntas na região da Amures.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500