
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), recebeu nesta terça-feira (25/11) uma comitiva da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) do Espírito Santo para uma visita técnica com foco na troca de experiências sobre a regulamentação e inspeção de queijos artesanais.
Participaram da agenda o engenheiro de alimentos, Jackson Fernandes de Freitas, coordenador da equipe capixaba, e as profissionais Vanesca Dias e Erica Frank Dutra Uliana, integrantes do projeto “Queijos do Espírito Santo”, uma iniciativa pioneira cujo objetivo é identificar, caracterizar e valorizar os queijos artesanais produzidos no estado capixaba, como o Queijo Minas, a Puína e o Kasëschimier.

O projeto já capacitou 150 produtores rurais e prestou assistência técnica a 30 queijarias, promovendo melhorias nos processos de fabricação, orientando sobre a regularização sanitária e fortalecendo a segurança alimentar. A iniciativa representa um avanço significativo para o reconhecimento e a valorização dos queijos artesanais capixabas.
A vinda da equipe ao estado catarinense tem como principal propósito conhecer de perto as experiências e estudos realizados por Santa Catarina na regulamentação dos queijos artesanais, reconhecidos nacionalmente pela qualidade e pelo rigor sanitário. A programação inclui visitas ao Departamento Regional da Cidasc de Blumenau e a estabelecimentos produtores de queijos, com acompanhamento da coordenadora do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) de Blumenau, Esthér Elisa Wachholz. A agenda segue até o dia 27 de novembro.

A recepção no Deinp contou com a participação da gestora do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Cidasc, Alexandra Reali Olmos; do coordenador do Selo ARTE, Jader Nones; da gestora estadual da Divisão de Inspeção e Fiscalização de Produtos de Origem Animal, Renata Gonçalves Martins Meditsch; da gestora estadual da Supervisão de Auditoria, Credenciamento e Laboratórios (Sacla) e coordenadora estadual de Inspeção de Produtos das Abelhas e Derivados (Ciabe), Monica Pohlod; e da coordenadora estadual de Inspeção de Pescados (Ciped) e responsável pelo Programa de Combate à Fraude e Falsificações de Produtos de Origem Animal, Geisa de Oliveira.
Para a gestora do Deinp, Alexandra Reali Olmos, a visita fortalece o intercâmbio técnico entre estados e contribui para o aprimoramento das práticas de inspeção e regulamentação. “Receber a equipe da Seag é uma oportunidade valiosa para compartilharmos o conhecimento construído em Santa Catarina e, ao mesmo tempo, aprendermos com as experiências do Espírito Santo. Quando diferentes estados dialogam e trocam soluções, quem ganha é o produtor, o consumidor e a qualidade dos alimentos que chegam à mesa das pessoas. Esse movimento conjunto fortalece a produção artesanal e impulsiona o desenvolvimento rural com segurança e responsabilidade”, finaliza Alexandra.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500