
O Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), promoveu um encontro técnico, nos dias 05 e 06 de novembro, com os responsáveis regionais de agricultura, coordenadores de programas estaduais, e equipe diretamente ligada ao departamento, reunindo profissionais de diversas regiões do Estado para discutir avanços, desafios e prioridades estratégicas na área vegetal. A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, participou da abertura do evento, relacionou as ações da empresa em andamento e os projetos já embarcados para 2026.

A presidente destacou a relevância da integração entre as equipes e da constante atualização técnica. “Encontros como este fortalecem a defesa agropecuária catarinense, promovem alinhamento, trazem novas perspectivas e garantem que nossas equipes estejam preparadas para atuar com excelência. Quando reunimos conhecimento, planejamento e compromisso, entregamos um serviço público cada vez mais eficiente à sociedade”, afirmou Celles Regina de Matos.

O gestor do Dedev, Alexandre Mees, apresentou o balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano e destacou o papel fundamental do encontro para o fortalecimento da defesa sanitária vegetal em Santa Catarina. “Esses momentos de integração e alinhamento são essenciais para aprimorarmos nossos processos, fortalecer as equipes e garantir que o serviço de defesa vegetal continue atuando com excelência e responsabilidade em todo o Estado”, afirmou Mees.

No segundo dia do evento, a diretora de Defesa Agropecuária da Cidasc, Débora Reis Trindade Andrade, esteve presente e reforçou a importância da atuação conjunta entre as equipes, a qualificação dos profissionais frente às novas alternativas tecnológicas e mudanças de cenário global.

A programação no dia 06 de novembro contou com a presença de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Participaram o Superintendente Federal de Agricultura em Santa Catarina (SFA-SC), Ivanor Boing, e o Chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov-SC), Juliano Simioni. Ambos foram convidados pela presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, que credita grande parte do sucesso da defesa agropecuária catarinense à sua capacidade de interagir construtivamente com as demais instituições de suporte, como o Mapa, como parte da ação das atividades da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov).

Realizado em Jaraguá do Sul, o encontro promoveu debates sobre a operacionalização do serviço de inspeção de produtos de origem vegetal em Santa Catarina. Entre os temas discutidos estavam aspectos legais, dados atualizados dos estabelecimentos sob inspeção, competências do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov-SC) e programas nacionais de controle das cadeias produtivas.

Outro ponto de destaque foi a recente publicação do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Vegetal (Riispov), que regulamenta todas as leis relacionadas à inspeção vegetal no Brasil. Também foi ressaltado o avanço de Santa Catarina na busca pela equivalência de competência com o Mapa, por meio da adesão ao Sisbi-POV, que permitirá ao Estado realizar a inspeção da qualidade vegetal, incluindo vinhos e bebidas produzidos no território catarinense.

A Divisão de Defesa Sanitária Vegetal (Didev) da Cidasc também participou e apresentou os principais avanços obtidos ao longo do ano e as diretrizes estratégicas para 2026. O balanço ressaltou o fortalecimento da vigilância fitossanitária, a ampliação da certificação com base em rastreabilidade e o papel das coordenações estaduais na execução integrada dos programas prioritários. O planejamento técnico para o próximo ciclo prevê o aprimoramento dos sistemas de monitoramento, a intensificação das ações de campo e o fortalecimento da capacidade institucional da Cidasc na prevenção, contenção e resposta a ameaças fitossanitárias.
O evento reuniu coordenadores da área vegetal, gestores do Dedev e gestores do Departamento de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500