Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

A troca de conhecimento entre instituições é fundamental para fortalecer a cadeia produtiva do leite em Santa Catarina. Com esse propósito, o gestor do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Chapecó, Ivan Niederle Ulsenheimer, e o coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), o médico-veterinário Fabrício Bernardi, realizaram uma visita técnica ao Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NCTI) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Pinhalzinho.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

A visita ocorreu durante a participação da Cidasc no Conecta Leite – Feira de Tecnologia e Inovação para a Indústria Láctea, e marcou um momento importante de aproximação entre os setores público, produtivo e acadêmico, com foco na inovação, qualificação técnica e no aprimoramento das ações de defesa agropecuária no Estado.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

Localizado às margens da BR-282, o NCTI reúne uma estrutura de ponta composta por três laboratórios: Laboratório da Qualidade do Leite, Indústria de Lácteos em Escala Piloto (ILEP) e Laboratório de Pesquisa e Inovação em Leite e Derivados. Os espaços pretendem elevar a produtividade, competitividade e eficiência do setor leiteiro catarinense, atuando de forma complementar às políticas, programas e ações de instituições governamentais e privadas.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

Conheça as principais estruturas do NCTI

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

Laboratório da Qualidade do Leite:
O espaço está em processo de estruturação e visa o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para integrar a Rede Brasileira da Qualidade do Leite (RBQL). Realizará análises físico-químicas e microbiológicas, como Contagem de Células Somáticas (CCS), Contagem Padrão em Placas (CPP) e composição química do leite, entre outras.

Indústria de Lácteos em Escala Piloto (ILEP):
Destinada à transferência de tecnologia e capacitação, a ILEP está equipada para atender demandas de processamento térmico e não térmico, produção de diferentes tipos de queijos, bebidas lácteas, concentrados, produtos fermentados, embalagens, entre outros. O espaço é voltado à formação, ao aprimoramento produtivo e à inovação para indústrias, agroindústrias e produtores artesanais.

Laboratório de Pesquisa e Inovação em Leite e Derivados:
Voltado à pesquisa aplicada, o laboratório contará com cromatógrafos, espectrofotômetros, equipamentos de microscopia e outros aparelhos de alta tecnologia para análises precisas de compostos do leite e derivados. A estrutura ampliará o desenvolvimento científico voltado à qualidade, segurança e inovação na cadeia produtiva.

Parceria estratégica para a saúde animal
Durante a visita, também foi discutida a possibilidade de, no futuro, o NCTI ofertar o teste Elisa para detecção de anticorpos de Brucella em amostras de leite de tanque. Esse exame, mediante credenciamento oficial, permitirá fortalecer as ações do PECEBT e ampliar a vigilância ativa, auxiliando na identificação de eventuais focos residuais de brucelose bovina em Santa Catarina – Estado reconhecido nacionalmente pela excelência em sanidade animal.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500