
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Departamento Regional de Caçador, promoveu no dia 21 de outubro um treinamento voltado à Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), com o tema “Segurança nas Abordagens”. A instrução foi ministrada pelo subtenente Alan Diego Pickler, com apoio do 3º sargento Luiz Carlos Soares da Silveira, cabo Willian Zaias e cabo Dionei Ribeiro de Oliveira, todos do 15º Batalhão de Polícia Militar de Caçador.

A capacitação teve como propósito fortalecer a integração entre as instituições e aprimorar os conhecimentos dos profissionais quanto à postura e as medidas de segurança a serem adotadas durante as ações. Isso abrange desde o planejamento até a execução de barreiras para a fiscalização sanitária no trânsito de animais, vegetais, produtos, subprodutos e insumos agropecuários. O objetivo é assegurar eficiência, prevenção e proteção durante as ações de campo. A atividade integra o Projeto Invicta Cidasc, que busca inovar e qualificar as práticas de vigilância e controle do trânsito agropecuário em Santa Catarina.

O treinamento foi dividido em duas etapas. Na parte teórica, os participantes receberam instruções sobre planejamento operacional, definição de funções, estrutura de barreiras, identificação de situações de risco e procedimentos adequados durante as abordagens. E na etapa prática, os servidores tiveram a oportunidade de montar uma barreira de fiscalização e realizar simulações de abordagens na Rodovia SC-135, sob supervisão e orientação dos policiais militares, consolidando o aprendizado e reforçando o compromisso conjunto com a segurança e o bem-estar da sociedade catarinense.

O médico-veterinário e gestor do Departamento Regional da Cidasc de Caçador, Luís Felipe Sperry Bratti, ressaltou a importância do treinamento para o aprimoramento das ações de campo. “A parceria com a Polícia Militar reforça nosso compromisso com a segurança dos profissionais e com a eficiência das operações de fiscalização. Esse tipo de capacitação é fundamental para garantir abordagens técnicas, seguras e alinhadas às boas práticas de defesa agropecuária”, destacou o gestor.

Participaram do treinamento os empregados da Cidasc: os auxiliares operacionais agropecuários, Antônio Marcos Goetten de Oliveira, Éderson de Mello, Samira Nogueira Ibrahim, Reginaldo dos Santos, Leonardo Castilho Gregorio, Leandro da Silva, Giselle Taciana Jukowski, Giovane Westerlon, Ezequiel Ribeiro de Freitas, Elisangela Lerner, Eduardo Serighelli, Adriano Marcansoni e Maria Aparecida da Silva; os médicos-veterinários Ruan Bruno Rodrigues, Rafael Zardo, Luiz Antônio Ferreira, Bianca Ximenes de Abreu, Andrea Vieira Paes e Felipe Volpato; os engenheiros-agrônomos Álvaro Antônio Ribas Dourado, Fernando José Félix, João Altino Boeira de Almeida e Sergio Omar de Oliveira; o auxiliar administrativo Carlos Alexandre de Amorim; a gestora administrativa-financeira Cristiane Torezan Franke; e o gestor regional Luís Felipe Sperry Bratti.





Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500