Foto: Ascom/Cidasc.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) realizou, nesta quarta-feira (22), um treinamento presencial voltado aos instrutores de Processos Administrativos e Comissão Interna de Sinistros. A ação teve como objetivo capacitar profissionais de todas as regiões do estado e de diferentes cargos e funções para atuarem em processos administrativos, sindicâncias e demais instrumentos de correição previstos no regramento disciplinar do Estado, fortalecendo a cultura da ética, da transparência e da legalidade dentro da empresa pública.

Foto: Ascom/Cidasc.

A abertura do encontro contou com a participação da presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, e dos diretores Bernard Borchardt (Desenvolvimento Institucional), Camila Bolfe (Planejamento e Inovação) e Vanessa Souza Adami do Espírito Santo (Administrativo e Financeiro). O evento foi organizado pelo gestor do Departamento de Controle Interno e Ouvidoria (Ciouv), Conrado Medeiros dos Santos, que destacou a importância da ação para a padronização de procedimentos e o fortalecimento dos valores institucionais. “Esse é um momento de aprendizado e de compromisso com a moralidade, a ética, a legalidade e a credibilidade. Agradecemos à CGE pela parceria e aos palestrantes que compartilham conosco suas experiências e conhecimentos”, afirmou Conrado.

Foto: Ascom/Cidasc.

A programação contou com a participação on-line do controlador-geral do Estado, coronel Freibergue Rubem do Nascimento, que reforçou a importância da comunicação interna eficiente, da humanização nas relações de trabalho e da integridade como base do serviço público. “Pensar a Cidasc é pensar além da instituição – é refletir sobre o que cada servidor pode fazer para torná-la mais forte. O processo disciplinar deve ter caráter educativo, e quanto menos Processos Administrativos Disciplinares (PADs) forem necessários, melhor. A ética e a boa comunicação interna são pilares que garantem estabilidade, confiança e eficiência às instituições públicas”, destacou o controlador-geral.

Foto: Ascom/Cidasc.

Em sua fala, a presidente Celles Regina de Matos destacou os valores que norteiam a atuação da Cidasc – excelência, legalidade, transparência e credibilidade – e agradeceu o comprometimento dos empregados que atuam voluntariamente nas comissões internas. Ela enfatizou que o encontro representa um espaço de aprendizado coletivo e de fortalecimento da cultura de integridade na empresa.

“Hoje é um dia de troca e construção. Nosso compromisso é seguir com integridade e fortalecer, cada vez mais, a imagem da Cidasc. Se guiarmos nosso trabalho pelos nossos valores, não há erro. Este é um processo educativo, que une o aprendizado à aplicação justa e humana da lei”, afirmou a presidente.

Foto: Ascom/Cidasc.

O treinamento foi ministrado por Aline Graziela Milanese Sonai, administradora da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e gerente de Responsabilização de Agentes Públicos da Corregedoria-Geral do Estado (CGE), e Alexandre Vissotto, gerente de responsabilização de entes privados, ambos da CGE, que trouxeram uma abordagem prática sobre os procedimentos disciplinares e a importância da conduta ética no serviço público.

Foto: Ascom/Cidasc.

“A capacitação buscou fortalecer o papel orientador da Corregedoria e destacar a importância da atuação das comissões disciplinares. A correição, quando utilizada como instrumento de apoio à gestão, contribui para o aprimoramento dos processos e para a consolidação de uma cultura organizacional pautada na ética e no devido processo legal. A atuação íntegra e comprometida dos agentes públicos fortalece a eficiência administrativa e a confiança da sociedade na administração pública”, comentou Aline Graziela Milanese Sonai, administradora da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e gerente de Responsabilização de Agentes Públicos da CGE.

“A iniciativa reforça o compromisso da Cidasc com a governança, a integridade e a valorização do servidor público, contribuindo para um ambiente institucional cada vez mais transparente e eficiente”, pontua Conrado Medeiros dos Santos.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500