
A presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, recebeu na quinta-feira (10/10), na sede da empresa em Florianópolis, uma comitiva da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), do estado de Goiás. O encontro teve como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências nas áreas de defesa agropecuária, rastreabilidade e gestão da companhia.

A delegação goiana foi liderada pelo presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, e contou com a presença de Renan Willian Martins de Abreu, diretor de Gestão Integrada; Paulo Roberto Lucas Viana Filho, gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal; Fernando Borges Bosso, coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias; Renato de Sousa Faria, da Superintendência de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Goiás; Diego de Oliveira Soares, presidente da Companhia de Investimentos e Parcerias do Estado de Goiás (Goiás Parcerias); Heloyse Reis Daris Santos, economista e analista de gestão governamental; Ivo Martins Alves Filho, consultor; e Clóvis Rossi, representante da Granter.

Também participaram do encontro, representando a Cidasc, a diretora Administrativa e Financeira, Vanessa Adami do Espírito Santo; a diretora de Planejamento e Inovação, Camila Bolfe; o diretor Institucional, Bernard Borchardt; e a gestora do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), Alexandra Reali Olmos.
Durante a reunião, foram abordados temas estratégicos para o fortalecimento da defesa agropecuária, como a relação entre a Cidasc e o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), o funcionamento dos sistemas de rastreabilidade e identificação individual de animais, a vigilância de trânsito agropecuário e a execução dos Programas Nacionais de Defesa Sanitária Animal (DSA), com ênfase em Brucelose e Tuberculose. Ainda, questões afetas à funcionalidade do organograma e aos controles internos, ouvidoria, conformidade e gestão de riscos.

A presidente Celles Regina de Matos destacou que a parceria entre os estados fortalece a atuação do serviço veterinário oficial em todo o país. “A troca de experiências entre as instituições é fundamental para o aprimoramento das ações de defesa sanitária e para o fortalecimento da agropecuária brasileira. Ficamos muito satisfeitos em compartilhar as boas práticas adotadas pela Cidasc e conhecer de perto as iniciativas desenvolvidas por Goiás”, afirmou Celles.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, ressaltou a relevância do diálogo técnico e institucional com Santa Catarina. “Santa Catarina é uma referência nacional em defesa agropecuária e gestão da missão. Essa visita nos permite conhecer de perto processos e sistemas que podem inspirar aprimoramentos em Goiás, fortalecendo o compromisso de ambos os estados com a sanidade animal e vegetal e com a segurança dos alimentos”, destacou Ramos.

Para Paulo Roberto Lucas Viana Filho, gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal, a visita à Cidasc servirá de base nas adoções de medidas de defesa agropecuária e inspeção de produtos de origem animal. “Viemos aprender as boas práticas de Defesa executadas pelos profissionais da Cidasc, que são referência nacional, e levar a experiência de Santa Catarina para o estado de Goiás. Todo o conhecimento adquirido será adaptado às nossas realidades, com objetivo de melhorar os processos e entregar o melhor serviço sanitário para a sociedade”, pontua Viana Filho. “A Cidasc, no modelo de análise de risco, de inspeção, nas indústrias de abate, tem desenvolvido um trabalho de excelência e viemos conhecer de perto o sistema porque potencialmente essa vai ser uma solução para apoiar nosso trabalho”, acrescentou.
A programação da visita técnica seguiu na sexta-feira (11/10), onde os profissionais foram acompanhados pela diretora de Defesa Agropecuária da Cidasc, Débora Reis Trindade de Andrade, com novas reuniões voltadas ao aprofundamento técnico nas áreas de defesa agropecuária e gestão pública.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500