
Os membros da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) participaram, no dia 7 de outubro, de um encontro técnico com representantes da CPAD das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), realizado na sede da empresa, em Florianópolis.
A reunião teve como objetivo o intercâmbio de experiências e boas práticas em gestão documental, uma vez que a CPAD da Celesc atua há cinco anos e possui um processo já consolidado de avaliação e destinação de documentos. A troca de aprendizados contribui para o fortalecimento da Política Estadual de Gestão Documental, favorecendo o alinhamento de metodologias e o aprimoramento das ações que estão sendo implementadas na Cidasc.

Representaram a Cidasc as servidoras Cristiane Camargo (presidente da CPAD), Mônica Pöhlod, Paola Colombi e Rosângela Bassi Astromecas. A integrante Eleanora Schmitt Machado também compõe a comissão, mas não pôde participar do encontro por estar em outra atividade institucional. Pela Celesc, participaram Wadricia Luiza Vieira, gerente da Divisão de Gestão Documental e presidente da CPAD, e Cristiano dos Passos, empregado da Divisão de Gestão Documental (DVGD) e membro da CPAD.
De acordo com Cristiane Camargo, presidente da CPAD da Cidasc, o encontro foi uma oportunidade de aprendizado e cooperação entre empresas públicas catarinenses. “Poder conhecer de perto o trabalho da CPAD da Celesc, que já possui uma trajetória consolidada, foi extremamente enriquecedor. A troca de experiências nos auxilia a aprimorar nossos processos internos e a garantir uma gestão documental cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às boas práticas da administração pública”, destacou Cristiane.
Instituída pela Portaria n.º 21.923, publicada no Diário Oficial do Estado n.º 22.226, de 18 de março de 2024, a CPAD/Cidasc segue as diretrizes da Instrução Normativa n.º 06/2008 da Secretaria de Estado da Administração (SEA), que regulamenta a criação das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos nos órgãos públicos estaduais.
Essas comissões têm caráter permanente e multidisciplinar, sendo responsáveis por coordenar e orientar ações relacionadas à gestão documental – desde a elaboração dos instrumentos técnicos, como o Plano de Classificação de Documentos (PCD) e a Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD), até a análise e decisão sobre o destino dos documentos públicos, seja para eliminação, guarda intermediária ou recolhimento ao Arquivo Público do Estado.
Atualmente, a CPAD/Cidasc conduz as etapas de organização e avaliação dos documentos produzidos ao longo dos quase 46 anos de história da empresa. Entre as ações em andamento, destaca-se a coleta e separação de documentos originais produzidos até 31 de dezembro de 1985, conforme as Instruções Normativas da SEA n.º 5/2024 e n.º 7/2025, que tratam da preservação e destinação dos acervos públicos.
O encontro com a Celesc reforçou o compromisso da Cidasc com a transparência, a eficiência administrativa e a preservação da memória institucional, pilares essenciais para o fortalecimento da gestão pública catarinense.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500