Foto: Ascom/Cidasc

Nesta quarta-feira, 8 de outubro, a presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, esteve reunida com o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Santa Catarina, Ivanor Boing, na sede da superintendência. Em pauta, a inspeção de produtos de origem vegetal. 

Da Cidasc, também estiveram presentes a diretora de Defesa Agropecuária, Débora Reis Trindade de Andrade; o gestor do Departamento Estadual de Defesa Vegetal, Alexandre Mees; e o gestor da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Thiago Borghezan. O corpo técnico do Mapa foi representado por André Luiz Rabello Vallim, da Divisão de Defesa Agropecuária, e Juliano Simioni, do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal. 

A reunião estratégica entre as entidades solidifica o empenho mútuo na modernização da inspeção vegetal estadual. Ao apresentar as ações já realizadas para a adesão ao Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sisbi-POV) que é a equivalência de competência ao serviço de inspeção vegetal, o estado através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape) e Cidasc demonstrou seu compromisso em integrar-se ao sistema federal. 

“A Cidasc apresentou um trabalho muito consistente e demonstrou avanços significativos desde o parecer emitido pelo Ministério. Eles atenderam às principais recomendações, incluindo a elaboração da legislação estadual de inspeção de produtos de origem vegetal, que já se encontra na Casa Civil aguardando encaminhamento à Assembleia Legislativa. Ficamos muito satisfeitos com as providências adotadas e com o comprometimento da equipe. Agora, o próximo passo é a avaliação definitiva para que Santa Catarina possa integrar-se ao Sisbi-Pov (Produto de Origem Vegetal), ampliando ainda mais o reconhecimento da qualidade e da segurança dos produtos catarinenses”, declarou Ivanor Boing, superintendente do Mapa em Santa Catarina

Para André Vallim, chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura em Santa Catarina (DDA/SFA-SC), a adesão da Cidasc ao Sisbi-POV representa um avanço importante para o estado. “Essa integração amplia a capacidade de fiscalização dos produtos de origem vegetal em Santa Catarina, fortalece o sistema de inspeção e garante ainda mais segurança e qualidade aos alimentos produzidos e comercializados no estado”, destacou Vallim.

Esse alinhamento é um passo essencial para elevar os padrões de qualidade e sanidade dos produtos de origem vegetal catarinenses, conferindo maior segurança e credibilidade ao agronegócio de Santa Catarina no cenário nacional. A exemplo das ações desenvolvidas em relação aos produtos de origem animal, o compromisso da Cidasc é fortalecer as agroindústrias que processam produtos de origem vegetal e contribuir para que estas adotem os mais elevados padrões de qualidade e sanidade, beneficiando o consumidor final. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500