Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

Profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), do Departamento Regional de Chapecó, visitaram nesta segunda-feira (6/10) o Instituto Goio-En, localizado no município de Água de Chapecó. O Instituto é um centro de produção de alevinos e peixes nativos da bacia do Rio Uruguai, mantido pela Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), a mesma fundação mantenedora da UnoChapecó.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

O objetivo da visita foi conhecer as ações e processos desenvolvidos pelo Instituto e fomentar uma parceria técnica voltada à troca de informações sobre o cumprimento das exigências sanitárias relacionadas ao trânsito e à produção de alevinos, bem como sobre práticas que possam beneficiar os produtores da região.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

Participaram da visita o gestor do Departamento Regional da Cidasc de Chapecó, Ivan Niederle Ulsenheimer, o médico-veterinário responsável regional pela Sanidade dos Animais Aquáticos, Ronaldo Michel Bianchi, e os médicos-veterinários Alan Michels e Joelson Ramos.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

O Instituto Goio-En atua com excelência na reprodução em cativeiro de espécies nativas da bacia hidrográfica do Rio Uruguai, contribuindo para a preservação da pesca artesanal e o equilíbrio ambiental. A instituição mantém um banco genético de matrizes, renovado e aprimorado ao longo dos anos, e realiza um trabalho contínuo de pesquisa e inovação para aprimorar a qualidade da água, genética, rastreabilidade, manejo, alimentação e produção.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

Entre as principais metas do Instituto, estão a produção de alevinos com alto padrão genético para abastecer empreendimentos de piscicultura, ações de repovoamento e pesca esportiva; a manutenção do banco genético de peixes nativos, com foco na preservação da pesca artesanal; e a redução dos impactos ambientais causados pelas hidrelétricas instaladas no Rio Uruguai.

O Instituto também desenvolve o Projeto Piraqué (significa: cuidado, atenção com os peixes), que visa à preservação e produção de espécies migradoras nativas, ao desenvolvimento de tecnologias de cultivo sustentável, à capacitação de pescadores e produtores, e à execução de ações de educação ambiental.

Desde 2013, o Instituto Goio-En já contribuiu com o repovoamento do Rio Uruguai e seus afluentes com mais de 3 milhões de alevinos nativos, reforçando seu papel essencial na manutenção da biodiversidade aquática e no sustento das comunidades ribeirinhas.

“A visita foi extremamente produtiva. Conhecer de perto o trabalho realizado pelo Instituto Goio-En nos permite fortalecer a integração entre as ações de defesa sanitária e o desenvolvimento sustentável da aquicultura em nossa região”, destacou o gestor da Cidasc em Chapecó, Ivan Niederle Ulsenheimer.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500