Foto: Assessoria de Comunicação/Semae

As políticas públicas voltadas à adaptação às mudanças climáticas foram o tema do II Seminário Catarinense de Adaptação às Mudanças Climáticas, realizado no Auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, na capital, nesta quarta-feira, 1º de outubro. Sob o tema “Ciência e Governança”, o evento reuniu representantes do poder público, do mundo acadêmico e da sociedade civil.

A Cidasc, empresa pública estadual que aderiu à iniciativa A3P, que incorpora critérios socioambientais nas suas atividades, foi representada no seminário pela presidente Celles Regina de Matos. A questão das mudanças climáticas é de suma importância para a produção rural, impactando o setor no qual a defesa agropecuária está inserida. 

Durante o seminário, ocorreu o lançamento oficial do AdaptaCidades em Santa Catarina, programa apoiado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O AdaptaCidades visa apoiar municípios na elaboração de planos de adaptação às mudanças climáticas, com aplicação de recursos para ações preventivas. 

Santa Catarina é um dos onze estados que manifestaram interesse em participar do programa. Cada um deles apontou dez cidades para implementação: Itajaí, Lages, Chapecó, Jaraguá do Sul, Criciúma, Tubarão, Araranguá, Concórdia, Camboriú e Xaxim foram as escolhidas pelo governo catarinense. O objetivo é desenvolver ações voltadas à mitigação de riscos, atuando para prevenir ou reduzir o impacto de desastres naturais. 

A presença da Cidasc nesse momento demonstra nosso compromisso com a agenda climática, a sustentabilidade e a participação ativa em políticas públicas que contribuem para tornar os municípios mais resilientes a eventos climáticos extremos.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500