
Entre os dias 23 e 24 de setembro, 85 gestores da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) participaram do II Encontro de Gestores da companhia, realizado no Hotel Palmas Spa e Resort, em Governador Celso Ramos.
O encontro teve como objetivo fortalecer a integração entre os líderes regionais e estaduais, promover a troca de experiências e alinhar estratégias de gestão para os próximos desafios da instituição.

Na abertura, os diretores da Cidasc deram as boas-vindas e a presidente da companhia, Celles Regina de Matos, fez um balanço das principais ações realizadas desde a última edição do encontro, como a contratação de novos empregados, a liberação de um novo concurso público, o lançamento do Plano de Demissão Voluntária Incentivada (PDVI) e a entrega de Selos ARTE a agroindústrias catarinenses.
“Este encontro é uma oportunidade única de integração. Aqui conseguimos compartilhar experiências, alinhar ideias e, principalmente, fortalecer a missão da Cidasc de proteger e desenvolver a agropecuária catarinense. É na troca de saberes que encontramos inspiração para seguir inovando e entregando resultados cada vez melhores para a sociedade”, destacou a presidente.
Homenagem a servidores

Durante a programação, a presidente realizou a entrega de bótons e cordões a gestores que completaram anos de trabalho na empresa. O momento mais emocionante foi a homenagem ao empregado Ivan Carlos Fontanella de Brida, com 43 anos de dedicação à Cidasc. Ele receberá no dia 30 de outubro a Medalha do Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, uma das mais importantes honrarias concedidas aos servidores públicos do Estado.
Na ocasião, a presidente ressaltou que “seus colegas te reconhecem, o produtor rural te reconhece. Muito obrigada em nome de todos pelo exemplo e dedicação à nossa companhia”, disse Celles.
Emocionado, Ivan agradeceu o reconhecimento. “Só tenho a agradecer a todos. Não sabia que estava concorrendo, foi iniciativa de alguns colegas. Quando vi o resultado, percebi que tenho muitos amigos que me reconhecem. Tudo o que aprendi foi dentro desta empresa. A Cidasc é como uma avó, que só agrada. Não existe empresa igual, que nem a nossa Cidasc”, finalizou Ivan.
Palestras e capacitações

O primeiro dia contou com palestra de César Borges, CEO da Quasar Treinamentos e trainer Dale Carnegie, que abordou temas como conexões humanas, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, reconhecimento, propósito e desenvolvimento de lideranças. Dinâmicas de grupo envolveram os gestores em reflexões sobre coragem, medos, valorização e ambientes de trabalho saudáveis.


No segundo dia, a programação foi marcada por palestras técnicas e práticas. André Cardia, especialista em Ciências de Dados e Inteligência Artificial (IA), apresentou a evolução histórica da IA, destacou impactos ambientais e energéticos do uso da tecnologia e demonstrou ferramentas como Google Notebook LM, Pulse Mind e Lovable.
Na sequência, a gestora de Supervisão da LGPD da Cidasc, Gisele Patrício Lima, trouxe orientações sobre a proteção de dados pessoais e boas práticas no ambiente de trabalho. Já a diretora de Defesa Agropecuária, Débora Reis Trindade Andrade, apresentou a atuação da Cidasc nos casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves domésticas de subsistência em Maracajá (2023) e Meleiro (2025).

O gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev), Alexandre Mees, detalhou o programa SC Rural 2 – Defesa Rural, com apoio do Banco Mundial, e a diretora de Planejamento e Inovação, Camila Bolfe, complementou as informações sobre os recursos e metas para os próximos anos. Camila também apresentou as ações do Comitê Ambiental Cidasc (CAC), voltadas para sustentabilidade dentro da empresa.

Encerrando o encontro, Lucélio Budal Arins, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), conduziu a palestra “Construindo times, liderando o futuro!”, com atividades de team building que incentivaram colaboração, empatia e liderança consciente. Na dinâmica final, grupos de gestores construíram com peças de lego a “máquina do futuro da Cidasc”, simbolizando inovação e união para os próximos desafios.
Encerramento
A diretoria agradeceu a participação de todos e destacou a importância de momentos de imersão como este. Uma caixa de sugestões foi disponibilizada para os gestores contribuírem com ideias para a próxima edição do encontro.



























Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500