Os estudantes com o trabalho produzido a partir do conteúdo trabalhado na aula com os profissioanis da Cidasc. Foto: Departamento Regional de Tubarão/Cidasc

A Escola Municipal Professor José Boeing, de Rio Fortuna, recebeu uma atividade do Projeto Sanitarista Junior, com foco na inspeção sanitária de produtos de origem animal e nas doenças transmitidas por alimentos. A instituição de ensino é parceira do projeto de educação sanitária, criado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) há mais de 10 anos. 

A aula foi conduzida pelo médico-veterinário da Cidasc Wiles Santos Silva, que atua na inspeção sanitária na regional, com uso de recursos audiovisuais para facilitar a compreensão dos estudantes. Durante a prática, as crianças puderam observar, por meio de microscópios, lâminas com microrganismos fixados e tecidos corporais, aproximando a teoria da realidade e tornando o aprendizado ainda mais dinâmico. 

Foto: Departamento Regional de Tubarão/Cidasc

Para consolidar os conhecimentos adquiridos, os alunos confeccionaram um cartaz reunindo rótulos de produtos inspecionados, reforçando a mensagem sobre a importância de consumir alimentos de procedência confiável e com inspeção sanitária.

A inspeção sanitária de produtos de origem animal é fundamental para proteger a saúde humana. Esse processo garante que carnes, leite, ovos, pescados e derivados cheguem à mesa da população livres de contaminantes e dentro dos padrões de qualidade e segurança. Ao assegurar a inocuidade dos alimentos, a inspeção contribui para a prevenção de doenças, promove confiança no consumidor e fortalece a cadeia produtiva.

Com o projeto Sanitarista Junior, os profissionais da Cidasc levam para a sala de aula temas relevantes para a defesa agropecuária e para a saúde da população. Foto: Departamento Regional de Tubarão/Cidasc

Além do veterinário Wiles Santos Silva, participaram da ação o colaborador da Cidasc Jonathan de Bitencourt Goudinho e os professores da escola Francielli Michels Soethe, Dauri Feldhaus, Márcia Feldhaus Bloemer e Franciane Rosalina Tavares. A diretora Cristiana Maria Schmoeller e a coordenadora pedagógica Joana Roecker também estiveram presentes. O projeto Sanitarista Junior é desenvolvido ao longo do ano letivo nas escolas parceiras, abordando diversos temas relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal e o bom uso de insumos agrícolas. 

Foto: Departamento Regional de Tubarão/Cidasc

Com atividades como as realizadas na escola de Rio Fortuna, a Cidasc busca contribuir com a formação das novas gerações. Os estudantes que participam do Sanitarista Junior se tornam mais conscientes sobre a importância da sanidade agropecuária para a produção de alimentos seguros ao consumo humano e sobre a contribuição da atividade agropecuária para o desenvolvimento da sua região e do Estado de Santa Catarina.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500