
No dia 19 de setembro, os alunos do 4º ano da Escola de Anos Iniciais Professora Ana Maria de Paula, da Prefeitura Municipal de Matos Costa, participaram de uma visita técnica promovida pelo Projeto Sanitarista Junior. A atividade aconteceu na Molimel, unidade de beneficiamento de mel localizada em Porto União.
Durante a visita, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer de perto a atividade da apicultura, aprender sobre as principais doenças que afetam as abelhas e compreender a importância dos serviços de inspeção de produtos de origem animal, neste caso, com a atuação do Serviço de Inspeção Federal (SIF).


Acompanhados do médico-veterinário Felipe Volpato e do engenheiro-agrônomo Sergio Omar de Oliveira, ambos lotados no Departamento Regional de Caçador, os alunos receberam uma aula sobre abelhas e suas diferentes espécies. Nestas atividades práticas, os profissionais da Cidasc mostram às crianças colmeias de abelhas nativas, sem ferrão, para que possam visualizar como estes insetos trabalham e se organizam.
A etapa seguinte foi descobrir como é feito o beneficiamento do mel. O grupo seguiu os mesmos procedimentos adotados pelos funcionários da agroindústria: antes de entrar no ambiente onde o alimento é processado, todos colocaram as toucas e protetores de calçado. Este é um exemplo de cuidado higiênico que é cobrado dos estabelecimentos em que há produção de produtos alimentícios, para manter a limpeza do local e evitar contaminações.

A inspeção sanitária tem papel fundamental na proteção da saúde da população, garantindo que os alimentos cheguem à mesa dos consumidores com qualidade e segurança. Ao aproximar os alunos desse processo, o Projeto Sanitarista Junior desperta o olhar crítico sobre a procedência dos alimentos e reforça a relevância do trabalho técnico realizado pela Cidasc.

O Projeto Sanitarista Junior existe há mais de 10 anos e já formou milhares de estudantes catarinenses. Em cada escola parceira, o projeto trabalha de forma interdisciplinar, durante o ano letivo, temas relacionados à defesa agropecuária. Com auxílio do material didático elaborado e fornecido pela Cidasc, os alunos de ensino fundamental aprendem sobre cuidados sanitários com os animais e plantas que tem reflexos na produção de alimentos e na saúde da população.
As escolas interessadas em se tornarem parceiras do Sanitarista Junior podem buscar o escritório da Cidasc em sua região ou entrar em contato com o Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc pelo e-mail desan@cidasc.sc.gov.br .
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500