Foto: Ascom/Cidasc.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), em Florianópolis, realizou, entre os dias 16 e 18 de setembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento contou com palestras, atividades e ações voltadas à promoção da saúde, bem-estar e segurança no ambiente de trabalho, reforçando a importância da cultura de cuidado mútuo.

Foto: Ascom/Cidasc.

A abertura da programação ocorreu no quiosque da Cidasc, com a presença da diretora de Defesa Agropecuária (Didag), Débora Reis Trindade Andrade, da diretora de Planejamento e Inovação (Dipin), Camila Bolfe, e do diretor de Desenvolvimento Institucional da companhia, Bernard Borchardt, que deu as boas-vindas aos empregados e à primeira palestrante do ciclo, a psicóloga Sabrine Gabrielle Fetzner. Ela abordou o tema “Relacionamentos Interpessoais: Desafios, Caminhos e Possibilidades, destacando a importância das habilidades sociais, da empatia, da escuta ativa e da comunicação não violenta.

Foto: Ascom/Cidasc.

No dia 17, o convidado José Vilela, voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), trouxe a palestra “Valorização da Vida: A importância da conversa e escuta empática. Durante o encontro, refletiu sobre a diferença entre ouvir e escutar, ressaltando que escutar exige foco, interesse e vontade de compreender verdadeiramente o outro. Vilela também mencionou o texto “Escutatória”, do escritor Rubem Alves, reforçando a importância de cultivar a arte da escuta como caminho para relações humanas mais autênticas e significativas.

Foto: Ascom/Cidasc.

Para encerrar a programação, no dia 18, os empregados participaram de um treinamento de primeiros socorros, ministrado por Marcos Aurélio Leite de Lima, especialista em emergência, urgência e atendimento pré-hospitalar. Bombeiro comunitário e professor da Academia de Perícia da Polícia Científica (PCI), Marcos Aurélio compartilhou técnicas essenciais de atendimento inicial em situações de risco.

Foto: Ascom/Cidasc.
Foto: Ascom/Cidasc.
Foto: Ascom/Cidasc.

Durante os três dias de evento, foram distribuídos mimos em forma de sementes de hortaliças, fornecidas pelo programa do Governo do Estado de Santa Catarina “Horta Familiar”, com apoio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Sape) e de Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente. O programa promove a distribuição de sementes para incentivar o cultivo de alimentos saudáveis, ampliando o bem-estar social e a produção local de hortaliças.

Foto: Ascom/Cidasc.

As embalagens traziam a mensagem: “Cultivar o cuidado é como plantar uma semente: exige atenção todos os dias”, reforçando a ideia de que a prevenção de acidentes de trabalho deve ser praticada continuamente, como um hábito diário.

A Sipat foi organizada pela equipe da Cipa – gestão 2025/2026, composta por Célia da Silva, Emmanuel da Silva Mate e Aurélio Castro Remor e contou com a colaboração de Mari Stela Pedro, da Supervisão de Segurança, Medicina e Bem-Estar no Trabalho da Cidasc.

Foto: Ascom/Cidasc.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500