
Na quarta-feira, 3 de setembro, os alunos do 2° ano da Escola de Educação Básica Alinor Vieira Corte, de Papanduva, receberam os profissionais da Cidasc para uma atividade interdisciplinar. A aula especial abordou Saúde Pública e Sanidade Agropecuária.
Estes assuntos estão presentes e interligados nas atividades de defesa agropecuária. A Cidasc orienta suas ações pelo conceito de Uma Só Saúde (One Health), que considera que a saúde humana não pode ser dissociada da sanidade vegetal, saúde animal e cuidado com o meio ambiente. Diversas doenças que acometem animais de produção são zoonoses e seu controle é uma ação que traz ganhos à saúde pública, assim como a adoção de boas práticas na agricultura, que favorece a produção de alimentos.

“Papanduva é o município referência em suinocultura comercial e produção de tabaco no Planalto Norte Catarinense, contribuindo diretamente com a economia da região. Demonstramos aos alunos a importância da sintonia produtor/Cidasc, que resulta na excelência estadual em defesa agropecuária”, comenta o médico-veterinário Fernando Bilinski, da Unidade Veterinária Local (UVL) de Mafra.
As atividades educativas resultaram em um dia de interação e aprendizado mútuo. Bilinski compartilhou noções básicas dos programas sanitários que a Cidasc executa, voltados para diversas espécies de animais de produção. Entre os exemplos, as ações para evitar que a avicultura comercial catarinense registre casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) e o monitoramento das áreas de cultivo de moluscos bivalves, assegurando que a produção catarinense de ostras e mexilhões seja segura para o consumo humano.

A engenheira-agrônoma Franciele Schuhli, também da UVL da Cidasc em Mafra, orientou os alunos sobre sanidade vegetal, uso correto dos agrotóxicos e sobre os programas de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos. Os alunos puderam participar de uma dinâmica de vestimenta do EPI (Equipamento de Proteção Individual) para a atividade de aplicação de agrotóxicos, em que puderam aprender a sequência correta e assim orientar seus familiares que trabalham em atividades agrícolas quanto à importância do autocuidado.


Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500