
Nos dias 3 e 4 de setembro, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) participou ativamente do Fórum Nacional de Executores de Defesa Agropecuária da Regional Sul (Fonesa Sul), realizado durante a Expointer 2025, em Esteio (RS).
O encontro reuniu gestores de defesa agropecuária de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para discutir ações de enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), após o registro de casos em uma granja comercial no Rio Grande do Sul e em granjas de subsistência em Goiás, São Paulo e Santa Catarina.
Foram apresentados o planejamento estratégico, os protocolos de rastreabilidade, o sistema de gerenciamento de focos e a execução das operações de campo. Também houve espaço para o debate sobre outros desafios da sanidade animal e vegetal, reforçando a necessidade de integração regional no combate a doenças que impactam a produção agropecuária.
A Cidasc foi representada pela presidente Celles Regina de Matos, que atualmente ocupa a presidência do Fonesa Sul, e pela diretora de Defesa Agropecuária, Débora Reis Trindade de Andrade. Também participaram do encontro o presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, e a representante da Seapi-RS, Rosane Collares Moraes.
Segundo a presidente da Cidasc, o fórum foi decisivo para alinhar estratégias regionais. “A integração entre os estados do Sul é fundamental para fortalecermos a defesa agropecuária e garantirmos a competitividade da produção. Esses debates foram essenciais para aprimorar protocolos e dar mais segurança à cadeia produtiva”, afirmou Celles.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500