
Santa Catarina brilha na 48ª Expointer, em Esteio (RS), com a consagração de animais premiados e a quebra de paradigmas no tradicional evento agropecuário, considerado um dos maiores da América Latina ao ar livre. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária estão presentes no evento com a Casa do Produtor Catarinense, espaço institucional que valoriza a produção familiar rural e a defesa agropecuária do Estado.
Um dos momentos mais marcantes da feira foi a conquista inédita do touro Falcão, da raça Brahman, que alcançou 1.430 quilos, tornando-se o animal mais pesado da história da Expointer. Esta é a primeira vez que um zebuíno assume o posto, antes dominado por raças europeias como Charolês, Limousin e Devon. Falcão pertence à Cabanha Talismã, de Içara, que participa pela primeira vez da feira.
“Em nossa primeira participação na feira e ganhar o título de animal mais pesado com um zebu é uma satisfação muito grande”, destacou Edinaldo Souza Borges, cuidador do touro, que na fazenda é mais conhecido como Hércules.

Emerson Ceregatti destacou a força da família na pecuária. “A Fazenda Ceregatti é totalmente administrada pela família, não temos empregados trabalhando na produção pecuária”.
Além do título de peso-pesado, a Cabanha Talismã também conquistou outro feito histórico: com a fêmea Miss Zaara, que foi eleita a Grande Campeã Fêmea da raça Brahman.
No mesmo julgamento, a Fazenda Ceregatti, de Pouso Redondo, garantiu o tricampeonato na categoria de Grande Campeão Macho da raça Brahman com o exemplar Mr 1114 da Ceregatti, de apenas 17 meses e com 625 quilos. Desde sua estreia na Expointer, em 2023, a cabanha vem dominando os resultados, tendo conquistado títulos consecutivos em 2023, 2024 e agora em 2025.
“Retornamos em 2025 com animais mais jovens, de genética importada dos Estados Unidos. Estamos sempre aprimorando a genética em nossa propriedade, buscando linhagens novas e contribuindo com o desenvolvimento da raça e da pecuária brasileira. É uma satisfação imensa, principalmente por conquistar com um animal da nova remessa”, comemorou o pecuarista Emerson Ceregatti.
Outro destaque catarinense veio da Fazenda da Conquista, de São Joaquim, que obteve dois importantes reconhecimentos: Terceira melhor fêmea curral ultrablack – Associação Brasileira de Angus e Ultrablack; e Terceiro melhor macho curral ultrablack – Associação Brasileira de Angus e Ultrablack.
Os animais de curral, antes chamados de rústicos, passam por uma avaliação criteriosa que inclui não apenas a aparência, mas também a conformação, qualidade de carcaça, musculatura, estrutura óssea, fertilidade, dentição e até mesmo diagnóstico de gestação nas fêmeas.
Casa do Produtor Catarinense na Expointer
Além do desempenho expressivo das cabanhas do Estado, Santa Catarina também marca presença na Expointer com a Casa do Produtor Catarinense, espaço institucional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que valoriza a produção rural e agropecuária do Estado.
O ambiente é o ponto de encontro dos catarinenses no Parque Assis Brasil e funciona como vitrine da produção, da inovação e da excelência genética do Estado. No local, produtores, técnicos, autoridades e visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto os diferenciais da agropecuária catarinense e a força da sanidade animal e vegetal que tornam o agronegócio do estado referência nacional e internacional.
A 48ª Expointer iniciou em 30 de agosto e segue até 7 de setembro, reúne expositores, produtores, técnicos e visitantes de todo o Brasil. Para Santa Catarina, o evento consolidou-se como um palco de afirmação da excelência genética e da força da pecuária catarinense no cenário nacional.
Com títulos inéditos, tricampeonatos e recordes de peso, os animais catarinenses provam que o Estado é referência e excelência em sanidade, qualidade genética e inovação na pecuária brasileira.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500