
A Enomel, especializada em beneficiamento de produtos de abelha, recebeu no dia 5 agosto os certificados de adesão ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A entrega foi realizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) na Prefeitura Municipal de Cunha Porã, município onde a agroindústria está sediada.
O gestor do Departamento Regional de Chapecó da Cidasc, Ivan Niederle Ulsenheimer, ressalta que a Enomel foi a primeira deste segmento no estado a receber os dois certificados. “Com esta conquista, a empresa poderá comercializar mel e demais produtos de abelha que ela beneficia para todo o país, gerando emprego e renda e difundindo a qualidade dos produtos catarinenses”.
Na solenidade, a gestora do Departamento Estadual de Inspeção, Alexandra Reali Olmos, representou a Cidasc juntamente com o gestor regional da companhia. Também estiveram presentes os médicos-veterinários Jader Nones, Thiago Burato Silverio Sousa e Marta Helena Garcia Mainardi.

A prefeita e o vice-prefeito de Cunha Porã, Luzia Vacarin e Rafael Böer, destacaram o orgulho pela realização da empresa local. Nos discursos, mencionaram ainda os ganhos que os cuidados com a sanidade animal e com as boas práticas de fabricação trazem para a comunidade, além de abrir caminho para bons negócios.
Criada em 2018, a Enomel tem atualmente 400 colmeias de abelhas Apis (com ferrão) e produz mel, cera, própolis e outros derivados. Em poucos anos, os sócios Enomar Raddatz e Ernilo Grellmann conseguiram resultados notáveis. A Enomel é também fornecedora de kits apícolas pelo programa da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape) e da Federação de Cooperativas Agrícolas de Santa Catarina (Fecoagro), além de prestar serviços de consultoria e assistência técnica.
Com a adesão ao SIE, de responsabilidade da Cidasc, e ao Sisbi, a Enomel dá mais um importante passo, podendo prospectar clientes em toda Santa Catarina e nos demais estados brasileiros. A obtenção simultânea dos dois registros é possível porque os padrões exigidos pela Cidasc são equivalentes aos exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para empresas aderirem ao Sisbi.
O que são os selos de inspeção?

Todo o estabelecimento que beneficia produtos de origem animal para comercialização precisa estar inscrito em um serviço de inspeção sanitária. O consumidor deve identificar estes produtos pelo selo na embalagem, que pode ser do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou ainda do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).
Produtos inspecionados são seguros para o consumo humano. Os estabelecimentos registrados em um serviço de inspeção são fiscalizados, para averiguar se estão cumprindo todas as normas sanitárias. Nestes locais, há controle desde a origem da matéria prima até a última etapa do processamento do alimento. Deste modo, se evitam contaminações que possam afetar a saúde da população.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Ouvidoria: 0800 644 8500