Encontro no município de Casca, com metodologia ativa. Foto: Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) participou, entre os dias 18 e 22 de agosto, da Primeira Caravana da Educação Sanitária, realizada pelo Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa), Núcleo Sul, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O evento foi sediado na Unidade Técnica Regional de Agricultura (Utra), em Passo Fundo (RS), com o tema “Merenda Escolar: do campo à escola, é preciso cuidar!”.

Universidade de Passo Fundo. Foto: Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc.

Voltada a acadêmicos de agronomia, agronegócio, nutrição, medicina veterinária, professores e demais interessados, a caravana foi um espaço de diálogo e conscientização sobre a qualidade e segurança dos alimentos servidos nas escolas, reunindo toda a cadeia da merenda escolar – desde os produtores até as merendeiras, gestores de compras públicas e instituições de ensino. O objetivo foi sensibilizar e conscientizar todos os envolvidos na produção e preparo da merenda escolar, destacando a importância de uma alimentação segura, adequada e de qualidade, além de incentivar a ampliação da oferta de produtos provenientes da agricultura familiar regulamentada e registrada.

Foto: Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc.

Representando a Cidasc estiveram presentes os engenheiros-agrônomos Diego Medeiros Gindri, gestor do Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) e Rosângela Bassi Astromecas, e a médica-veterinária Heloísa Alves Melo, supervisoras estaduais da educação sanitária do Desan.

Foto: Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc.

Os colaboradores realizaram atividades educativas nos municípios de Sertão, Casca e Vila Maria, com autoridades municipais, produtores rurais, sindicatos, Emater, vigilância sanitária, agentes de endemias, merendeiras, nutricionistas das escolas públicas e alunos de cursos técnicos.

Foto: Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc.

Durante as atividades, os participantes foram convidados a refletir sobre a importância de consumir alimentos que atendam aos padrões oficiais de identidade e qualidade, garantindo não apenas a segurança alimentar, mas também uma alimentação nutricional adequada.

Na programação, foram debatidos temas como rastreabilidade dos alimentos, selos de inspeção, critérios de aquisição, elaboração de editais de compra para a merenda escolar e exemplos de boas práticas já aplicadas em diferentes municípios brasileiros.

Apresentação de resultados. Foto: Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc.

Segundo Diego Gindri, a participação da companhia teve caráter estratégico. “Além de ampliar nossos conhecimentos técnicos e promover a integração com profissionais de todo o Brasil, tivemos a oportunidade de conhecer de perto uma metodologia inovadora de educação sanitária. Nossa intenção é trazer essa experiência para Santa Catarina, adaptando-a à realidade local e promovendo, a partir de 2026, uma Caravana Estadual da Educação Sanitária em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura e demais instituições”, destacou Gindri.

Foto: Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc.
Município de Casca (RS). Foto: Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc.

A participação da Cidasc reforça o compromisso da instituição com a segurança alimentar, a educação sanitária e a promoção da saúde nas escolas, valorizando a correta aplicação dos recursos públicos com transparência, seriedade e responsabilidade.

Foto: Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500