
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) recebeu, no mês de julho, a visita técnica de uma missão do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile (SAG) para auditoria em granjas de reprodutores suínos certificadas nos municípios de Santa Cecília e Palma Sola. A ação integrou o processo de reavaliação das granjas para exportação de suínos reprodutores ao Chile.
O estado já tem habilitação para a exportação e esta auditoria teve o objetivo de avaliar se as condições das granjas estão mantidas. Foram avaliados desde o cadastro, saldo de animais, movimentação, frequência de avaliação das granjas pelo Serviço Veterinário Oficial, entre outros requisitos previstos para avaliar a equivalência entre os serviços do Brasil e do Chile.

A comitiva chilena foi recebida pelos Departamentos Regionais de Caçador e São Miguel do Oeste, os quais foram responsáveis por apresentar as ações da Cidasc na área de suínos. As granjas de reprodutores suínos certificadas são os estabelecimentos de maior biossegurança e que detêm os controles sanitários mais rigorosos para que todos os reprodutores distribuídos e comercializados no Brasil sejam do mais alto padrão sanitário.
Santa Catarina é o principal estado produtor de suínos do Brasil e é responsável por mais da metade da carne suína exportada pelo país. A sanidade animal é um diferencial que torna este resultado possível, com trabalho contínuo do corpo técnico da Cidasc na prevenção e controle de doenças de interesse agropecuário.
texto: Coordenação Estadual de Sanidade Suídea
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500