
Durante cinco dias, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) compartilhou sua experiência com profissionais da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf). A visita técnica, encerrada na sexta, 1º de agosto, englobou as áreas de defesa sanitária animal e vegetal, inspeção de produtos de origem animal e educação sanitária.

Após serem recebidos pela diretoria executiva da Cidasc, no primeiro dia, a equipe da Adaf cumpriu uma agenda de trabalho em cada departamento da empresa pública, que é o órgão oficial de defesa agropecuária de Santa Catarina. A comitiva foi composta por Gisele Torres Araújo e Simone Pereira dos Santos, da Gerência de Defesa Animal, Airton Reis Jesus, da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal, e Marcéu Macedo da Costa e Silva, da Divisão de Planejamento.

Na terça-feira, eles conheceram o modelo catarinense de defesa sanitária vegetal, que já obteve importantes conquistas em relação ao monitoramento e controle de pragas, com benefícios na comercialização da produção para outros estados e países. O gestor estadual do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev), Alexandre Mees, e os engenheiros agrônomos Giovani Pedro e Fabiane dos Santos apresentaram este trabalho, com destaque aos programas estaduais de sanidade das pomáceas, da bananicultura, da citricultura, florestal, maracujazeiro e grandes culturas (milho, soja e tabaco). Também foram discutidas as ações de fiscalização na área de agrotóxicos, sementes e mudas, e apresentados os resultados nos programas de controle externo da qualidade de sementes e de monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos. Os ritos dos processos administrativos da área vegetal também foram objeto de discussão.
Enquanto isso, outros profissionais acompanhavam as explicações à distância, na sede da Adaf. A gestora estadual da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, engenheira agrônoma Fabiana Alexandre Branco, que cumpria agenda em Manaus, assistiu à transmissão junto com eles na capital amazonense. “Esta presença reforça o compromisso da Cidasc com o fortalecimento da articulação federativa e com o intercâmbio de experiências no campo da sanidade vegetal”, diz Fabiana Alexandre Branco.

Na quarta-feira, o foco esteve na sanidade animal. Diego Torres Severo, gestor da Divisão de Defesa Sanitária Animal, e Rosemberg Tartari, gestor estadual do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal, apresentaram o panorama dos principais programas de controle sanitário de Santa Catarina, em conjunto com os Coordenadores Estaduais de cada área. O estado é destaque nacional na produção e exportação de carne suína, além de relevante na produção de carne de aves e leite.
Foram apresentados os bancos de dados e sistemas de gerenciamento utilizados, com ênfase no sistema Conecta, que oferece diversas funcionalidades aos produtores e também para o corpo técnico da Cidasc fazer o registro das atividades e coleta de dados. Este uso da tecnologia despertou grande interesse por parte da comitiva da Adaf.

A visita ao Departamento Estadual de Inspeção (Deinp) ocorreu na quinta-feira. A médica-veterinária Alexandra Reali Olmos, gestora do Deinp, liderou esta etapa dos trabalhos e trouxe um panorama da área, com número de estabelecimentos registrados, selos concedidos e o organograma da área. No turno da tarde, o tema foi a educação sanitária. Coube ao gestor do Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) Diego Gindri, apresentar os programas educativos em curso (Sanitarista Junior e Sanitarista Acadêmico).
A agenda de sexta-feira teve uma sessão de apresentações das áreas administrativas. Como nos dias anteriores, os profissionais da Adaf fizeram muitos questionamentos sobre as rotinas de trabalho e medidas que foram implementadas para tornar o trabalho mais eficiente e transparente.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500