Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joaçaba.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) recebeu, na quinta-feira, 7 de agosto de 2025, a missão técnica do Servicio Nacional de Sanidad Agraria del Perú (Senasa), composta por especialistas em defesa agropecuária. O objetivo foi realizar auditoria em um incubatório e uma granja produtora de ovos férteis e aves de um dia, na cidade de Catanduvas, localizado no Meio-Oeste catarinense.

A visita foi organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e contou com o acompanhamento do médico-veterinário da Cidasc, Martin de Marco, do Departamento Regional de Joaçaba.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joaçaba.

A auditoria teve como foco a verificação dos procedimentos sanitários adotados tanto pela empresa quanto pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) para garantir a sanidade dos ovos férteis e das aves de um dia, visando habilitar o estabelecimento para a exportação ao mercado peruano. Durante a visita, os auditores peruanos tiveram uma visão positiva dos processos e demonstraram interesse em habilitar o estabelecimento para futuras exportações, assegurando o cumprimento de todos os requisitos de biosseguridade.

Para a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, a auditoria representa mais um reconhecimento da excelência sanitária catarinense. “Receber missões técnicas internacionais é motivo de orgulho para Santa Catarina, pois demonstra que o Estado mantém elevados padrões de biosseguridade e transparência. Isso fortalece a confiança dos países importadores e consolida nossa posição como referência mundial na produção e exportação de material genético avícola”, frisa Celles.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joaçaba.

Segundo a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, o Programa Estrada Boa Rural vem para contribuir com as agroindústrias que necessitam de pavimentação até as propriedades. “Um dos aspectos sempre avaliados durante as missões técnicas é a pavimentação asfáltica até a propriedade, que promove a conservação da qualidade do material genético produzido, já que requer cuidados específicos, na hora do transporte, pois os produtos são sensíveis”, complementa Celles. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joaçaba.

A presidente Celles complementa que “o Programa Estrada Boa Rural vem para contribuir com as agroindústrias que necessitam de pavimentação até as propriedades. Um dos aspectos sempre avaliados durante as missões técnicas é a qualidade da pavimentação até a propriedade, que promove a conservação da qualidade do material genético produzido, já que requer cuidados específicos na hora do transporte, pois os produtos são sensíveis”, complementa Celles.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joaçaba.

O Peru importa ovos férteis de frango do Brasil, que está entre os principais exportadores mundiais de material genético avícola. Esse comércio internacional exige o cumprimento de rigorosos padrões sanitários, garantindo a qualidade e a segurança dos produtos destinados à reprodução avícola.

O que são ovos férteis?

Ovos férteis são aqueles fecundados pelo espermatozoide de um galo, tornando-se aptos a se desenvolver em pintinhos. Diferentemente dos ovos de consumo, produzidos por galinhas sem a presença de um galo e não são destinados à reprodução, os ovos férteis têm como finalidade a incubação e a produção de aves vivas.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500