
O dia cinco de agosto é o Dia da Ostra, criado para estimular o consumo desta iguaria. A data não poderia passar em branco em Santa Catarina, principal produtora de ostras no país, com mais de 90% da produção nacional.
A maricultura tem papel econômico, social e cultural: a gastronomia tornou-se também um atrativo turístico para o Estado de Santa Catarina. A região de Florianópolis e o litoral norte do estado são o principal polo produtor.
As áreas de cultivo desde Palhoça até São Francisco do Sul são monitoradas pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Há um trabalho sistemático de análise de amostras que a Cidasc coleta nestas áreas para detecção de contaminantes microbiológicos ou da presença de toxinas, como o ácido ocadaico, liberado por algumas algas.
Quando são detectados níveis elevados de substâncias que possam afetar a saúde humana, a Cidasc interdita a retirada, comercialização e consumo de ostras e outros moluscos bivalves até que a situação seja normalizada. Esta medida preserva a saúde da população, bem como a confiança da população local, dos visitantes e demais compradores na segurança do produto, garantindo uma experiência gastronômica memorável.
Como executores do Programa Nacional de Moluscos Bivalves Seguros (Molubis), a Cidasc e a Secretaria Executiva de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina têm trabalhado em parceria para fortalecer o segmento. Uma das novidades é o SMS Molubis, anunciado na última edição da Fenaostra, em Florianópolis.
Os maricultores cadastrados passam a receber por mensagem de texto no celular o aviso sobre novos resultados de análises laboratoriais nas áreas de cultivo. Deste modo, podem suspender rapidamente a retirada dos moluscos se houver determinação neste sentido, garantindo a segurança e a satisfação do consumidor.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500