
O município de Matos Costa está apostando na produção de ovelhas como uma alternativa de renda para os produtores rurais da municipalidade e no dia 17 de julho promoveu um encontro para apresentar esta oportunidade de negócios. O evento, realizado nas dependências do Centro da Terceira Idade, reuniu produtores rurais, técnicos, cooperativas, instituições parceiras e autoridades locais.
Para abordar o potencial da ovinocultura, foram convidados o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e a Cabanha JG. A prefeita Danuza Rodrigues e o secretário Municipal de Agricultura, Alvir Tomacheuski, acompanharam os debates.


As questões relativas à sanidade animal e ao transporte de cargas vivas foram abordadas pelos médicos-veterinários da Cidasc Felipe Volpato e Luis Felipe Sperry Bratti, gestor do Departamento Regional de Caçador. Os profissionais forneceram orientações técnicas sobre a importância da atualização cadastral dos rebanhos e da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), que são procedimentos fundamentais para garantir a rastreabilidade, a sanidade e a segurança no trânsito dos animais.
A programação também incluiu o relato do produtor Cristiano José Castilho sobre as experiências bem-sucedidas na atividade, como o caso da Cabanha JG. A ovinocultura vem ganhando cada vez mais espaço na economia local, tornando-se uma alternativa promissora para a agricultura familiar, promovendo geração de renda, sustentabilidade e novas oportunidades para pequenos e médios produtores.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500