
Os alunos da 6ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Bertotto Zucatti, do município de Macieira, tiveram uma tarde de aprendizado na Estação Experimental da Epagri de Caçador (EECd). A atividade de campo é parte das atividades do Programa Sanitarista Junior, da Cidasc, do qual a escola se tornou parceira este ano.
A visita teve início com a recepção dos alunos pela pesquisadora Janice Valmorbida, que deu as boas-vindas ao grupo e apresentou a estrutura da estação experimental. Ela explicou as principais linhas de pesquisa desenvolvidas no local, voltadas a aumentar a produtividade no cultivo de maçã, pera, alho e tomate.
Desde o primeiro momento, a atividade de campo despertou ainda mais o interesse dos estudantes pelas ciências agrárias e ambientais, complementando os conhecimentos que o Sanitarista Junior trabalha em sala de aula. O programa de educação sanitária busca apresentar temas relacionados à Defesa Agropecuária, tais como a prevenção e controle de doenças que afetam animais de produção e de pragas que impactam a agricultura, bem como questões relacionadas à inspeção sanitária de produtos de origem animal.

No material didático utilizado durante o ano letivo, é abordada ainda a inter-relação entre a saúde humana, sanidade vegetal, saúde animal e meio ambiente: é o conceito de “Uma Só Saúde”. Um dos exemplos que as crianças mais apreciam é o das abelhas, que além de produzir mel, alimento saudável e nutritivo, atuam como polinizadoras e assim contribuem para a produção de frutas e manutenção da flora silvestre.

Durante a visita à estação experimental, os alunos estiveram no meliponário (criação de abelhas sem ferrão) existente no local. Nesta etapa, foi o pesquisador André Amarildo Sezerino, que apresentou diferentes espécies de abelhas sem ferrão e explicou os cuidados envolvidos nesta criação e na de abelhas com ferrão. Ele enfatizou que as abelhas fazem o importante trabalho da polinização e têm um papel fundamental na produção de alimentos e na preservação da biodiversidade.

Por fim, a pesquisadora Janaína Pereira dos Santos destacou para os alunos a importância ecológica dos artrópodes, animais invertebrados onde se encontram as classes dos insetos e dos aracnídeos. Eles tiveram a oportunidade de observar de perto o grande acervo do Museu Entomológico de Caçador.
Participaram desta ação educativa 16 alunos, acompanhados pela auxiliar de ensino Kenili Bassani e pelo engenheiro agrônomo da Cidasc Sergio Omar de Oliveira, proporcionando a todos uma experiência prática e educativa, alinhada aos objetivos do Programa Sanitarista Junior. A Cidasc realiza este trabalho há dez anos com escolas parceiras, para que a sociedade conheça e compreenda a importância do trabalho da Defesa Agropecuária e da própria atividade rural para o desenvolvimento e crescimento de Santa Catarina.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500