
A primeira metade do cronograma de atividades do Projeto Vet Consciente, voltado à qualificação de estudantes e profissionais da Medicina Veterinária, foi concluída com sucesso. No calendário para o segundo semestre, estão previstas cinco palestras, em diferentes cidades de Santa Catarina.
A iniciativa é uma parceria entre a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC), tendo como foco promover ações educativas que fortaleçam a prática ética, segura e responsável da Medicina Veterinária no estado.
Até o momento, já foram realizados cinco encontros presenciais nas cidades de Tubarão, Blumenau, Criciúma, Lages e Campos Novos, reunindo 183 médicos-veterinários. Os eventos têm proporcionado valiosas oportunidades de atualização profissional, troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre temas fundamentais para a atuação na área.
Entre os temas de destaque das palestras, ministradas por profissionais da Cidasc e do CRMV-SC, estão as condutas éticas que todo médico-veterinário deve seguir e práticas a serem observadas na atuação como responsáveis técnicos. Estes últimos são um elo fundamental para que a criação de animais de produção e a fabricação de alimentos de origem animal tenha compromisso com a saúde animal e humana, pilares para a construção de Uma Só Saúde.
Próximas atividades
A expectativa dos organizadores do Vet Consciente é alcançar ainda mais profissionais, disseminando boas práticas e fortalecendo o compromisso ético da medicina veterinária no estado.
Ainda estão programados cinco encontros em diferentes cidades catarinenses:
- 23 de julho – 14h – Caçador (Departamento Regional da Cidasc – Rua Alcides Tombini, 33, Bairro Paraíso)
- 27 de agosto – 14h – Joinville (Unisociesc – Anfiteatro – Campus Park – Rua Prefeito Helmuth Fallgatter, 3333, Boa Vista)
- 10 de setembro – 14h – Chapecó (Nucleovet – Salão nobre – Estrada Municipal Barra Rio dos Índios, s/n, KM 359, SC)
- 8 de outubro – 14h – Florianópolis (Local a confirmar)
- 18 de novembro – 14h – São Miguel do Oeste (Local a confirmar)
Para realizar a inscrição, o estudante ou profissional da Medicina Veterinária deve acessar o site do CRMV/SC (Inscrições) e escolher o local que deseja participar do evento.

Cidasc e CRMV-SC têm programa específico para formandos
A Cidasc também está participando de outra ação do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina, o programa “Me Formei, e Agora?”, voltado para estudantes a partir da 6ª fase do curso universitário. O programa oferece aos futuros veterinários uma formação complementar, com foco em aspectos essenciais para quem está prestes a ingressar no mercado de trabalho, indo além da parte técnica.
A contribuição da Cidasc neste processo é por meio da palestra: “Defesa Agropecuária – Oportunidades de um Mercado em Expansão”. Muitos estudantes desconhecem as atividades relacionadas à defesa agropecuária e as possibilidades de atuação profissional que ela oferece.
Ainda que parte destes alunos não venham a trabalhar diretamente em órgãos de defesa agropecuária, serão capazes de reconhecer o quão estratégica é esta atividade. Como profissionais liberais, podem ser o elo entre o produtor rural e os serviços veterinários oficiais (SVOs), como a Cidasc.
Até o momento, já foram realizados três encontros presenciais do programa “Me Formei, e Agora?” nas cidades de Tubarão, Blumenau e Balneário Camboriú, reunindo 270 alunos de Medicina Veterinária. O objetivo é ampliar este número para alcançar o maior quantitativo possível de estudantes universitários desta especialidade em Santa Catarina, preparando-os para os desafios e oportunidades da carreira veterinária.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500