A reunião entre Cidasc e superintendência do Mapa tratou sobre convênios e parcerias para fortalecimento do setor agropecuário. Foto: Jaqueline Vanolli – Ascom/Cidasc

Na manhã desta quinta-feira, a presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos,  recebeu o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária em Santa Catarina, Ivanor Boing, e o chefe da Diretoria de Defesa Agropecuária (DDA) da superintendência, André Valim, em seu gabinete. 

A reunião de trabalho foi bastante produtiva e tratou sobre parcerias e convênios entre as duas instituições, uma estadual, outra federal, para promover o crescimento do agro catarinense. A presidente mostrou o mapa que representa o sistema de vigilância organizado pela Cidasc para manter o status sanitário do estado e que está incorporando novas tecnologias para ser ainda mais eficiente. 

O superintendente conheceu as iniciativas da Cidasc para melhor informar produtores e consumidores sobre o monitoramento de áreas de cultivo de moluscos bivalves. Foto: Ascom/Cidasc

Outro tópico da conversa foi o Molubis (Programa Nacional de Moluscos Bivalves Seguros), que é implementado no estado pela Cidasc, com apoio da Secretaria de Estado da Aquicultura e Pesca. A presidente apresentou ao superintendente o sistema SMS-Molubis, lançado ontem, 16 de julho, na Fenaostra 2025, para tornar mais ágil o comunicado aos maricultores dos resultados das análise do monitoramento nas áreas de cultivo. 

Além do comunicado via SMS para os produtores de ostras e mexilhões, foi elaborada uma placa com QR Code, para que restaurantes possam informar seus consumidores. Com as placas fixadas no ambiente ou nos cardápios, os clientes poderão consultar os mapas com as áreas de cultivo liberadas para retirada, comercialização e consumo de moluscos bivalves no momento. 

Celles Regina de Matos e Ivanor Boing conversaram também sobre a realização de exercícios simulados de emergências zoo ou fitossanitárias. As simulações realizadas anteriormente foram importantes para a capacitação das equipes de todas as instituições envolvidas, para que todos saibam como proceder em caso de emergência sanitária, atuando em conjunto para Uma Só Saúde. 

A Cidasc trabalha prioritariamente com prevenção e educação sanitária, orientando os produtores sobre a importância da sanidade do campo até a mesa. A presidente destacou que Santa Catarina está preparada, com profissionais qualificados para atuar em momentos de crise, bem como auxiliar outros estados. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Ouvidoria: 0800 644 8500