
Neste 12 de julho, é celebrado o Dia Nacional do Produtor de Leite. Em Santa Catarina, mais de 20 mil produtores se dedicam a esta atividade, principalmente na agricultura familiar.
A produção leiteira exige grande dedicação e atenção diária, mesmo com a incorporação de novas tecnologias. O produtor rural é o primeiro elo da cadeia produtiva e é o primeiro a colocar em prática os cuidados sanitários.
Desta forma, o estado obteve muito sucesso na pecuária de leite, tanto em volume quanto na qualidade da matéria prima, que abastece inúmeras agroindústrias. Santa Catarina é o 4º produtor nacional de leite e responde por mais de 9% da produção nacional deste alimento. Em relação à sanidade animal, o estado é o único do país com classificação A para risco de brucelose e um dos quatro de menor risco de tuberculose bovina, duas zoonoses que podem ser transmitidas pelo leite de animais contaminados.
A cadeia produtiva do leite é uma das mais importantes da agropecuária catarinense, movimentando a economia local. A defesa agropecuária, tarefa realizada pela Cidasc, tem como um de seus objetivos proporcionar as condições sanitárias para o desenvolvimento da atividade rural, bem como para a promoção da saúde pública.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Ouvidoria: 0800 644 8500