No mês de junho, o Programa de Pós-graduação de Ambiente e Saúde  da Uniplac promoveu o VIII Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território, em Lages. O evento acadêmico, que contou com o apoio da Cidasc, reuniu centenas de pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento, incluindo a defesa agropecuária. 

Além de acompanhar os preparativos e a divulgação do simpósio, os profissionais da Cidasc proferiram palestras, apresentaram trabalhos acadêmicos e participaram de mini cursos. O gestor do Departamento Regional da Cidasc de Lages, o engenheiro-agrônomo Paulo Tarcísio Domatos de Borba, foi um dos ministrantes do minicurso sobre “Boas práticas agrícolas e produção sustentável de alimentos”, com a palestra “Rastreabilidade: uma experiência catarinense”. 

A Cidasc também brilhou nas sessões de apresentação de trabalhos, com diversos artigos sobre o papel da defesa sanitária vegetal e da defesa sanitária animal na promoção da saúde pública. Toda a atividade da empresa pública está pautada pelo conceito de Uma Só Saúde/One Health, que considera que a saúde animal, a sanidade vegetal e o cuidado com o meio ambiente são indissociáveis da saúde humana. Foram selecionados para o simpósio os seguintes trabalhos escritos por profissionais da Cidasc:

– “Monitoramento de agrotóxicos em alimentos em Santa Catarina: uma análise bioética”, apresentado pela engenheira-agrônoma Roberta Duarte Avila Vieira, que atua no Departamento Regional de Lages e é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Saúde da Uniplac; 

– “Mortalidade de abelhas em Santa Catarina associada à presença de resíduos de agrotóxicos: um estudo de caso”, também apresentado por Roberta Duarte Avila Vieira; 

  1. “Monitoramento do índice de parasitismo de Deladenus siricidicola em insetos de Sirex noctilio”, apresentado pela técnica agrícola Cleizi Karvat, que atua no Departamento Regional de Lages da Cidasc; 
  2. “Defesa Agropecuária como componente de Uma Só Saúde”, apresentado pela engenheira-agrônoma Rosângela Bassi Astromecas.

Ao participar de um evento acadêmico deste padrão, os profissionais da Cidasc puderam compartilhar suas experiências em defesa agropecuária e renovar os conhecimentos. Participaram presencialmente do simpósio  engenheiros-agrônomos, técnicos agrícolas e médicos-veterinários das regionais da Cidasc de  Lages,  Chapecó,  Xanxerê, São Joaquim e Florianópolis. 

“A participação da Cidasc como parceira em um evento de grande relevância como o Simpósio de Ciência, Saúde e Território é fundamental para a sociedade catarinense. Este  é um espaço estratégico para fortalecer a conexão entre pesquisa e os órgãos de estado, promover a troca de experiências e construir soluções alinhadas aos desafios contemporâneos, como as mudanças climáticas e as pandemias, no contexto da Uma só Saúde”, afirma Roberta Duarte Avila Vieira. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500