
Toda a população brasileira é beneficiada pelo Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Ele foi criado para coordenar as ações de vigilância e defesa sanitária animal e vegetal, bem como o beneficiamento de produtos agropecuários para garantir a segurança dos alimentos.
O Suasa articula os órgãos de defesa agropecuária dos 27 estados, entre eles a Cidasc, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina. A estrutura administrativa do sistema inclui o Comitê Interfederativo, que reúne representantes de todos os entes de governo para debater os assuntos pertinentes à produção agropecuária. Na representação estadual, a presidência da Cidasc é a representante do Suasa.
As decisões tomadas neste fórum influenciam a qualidade dos alimentos ofertados à população e propiciam o desenvolvimento econômico. A mais recente reunião do Comitê Interfederativo do Suasa ocorreu nesta quarta-feira em Brasília, na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A pauta deste encontro de trabalho abordou o planejamento estratégico para o orçamento da defesa agropecuária e a regularização das agroindústrias. O grupo também debateu metodologias para a capacitação dos profissionais e da comunidade sobre inspeção de alimentos de origem animal e vegetal. O objetivo é fortalecer a percepção de que a inspeção sanitária contribui para a produção de alimentos mais seguros para o consumo, em que há cuidado desde a escolha da matéria prima até o final do processo de produção dentro da agroindústria.
É também objetivo criar condições orçamentárias mínimas para a defesa agropecuária, de modo a garantir que as ações sejam sustentáveis e perenes. A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos é a representante do bloco Sul no Mapa para esse projeto estruturante, que tem expectativa de desenvolvimento de até cinco anos.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Ouvidoria: 0800 644 8500