
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) participou, na terça-feira (24/06), de uma operação conjunta em Itapema que resultou na apreensão e descarte de 623 quilos de carnes impróprias para o consumo humano. A ação teve como foco a proteção da saúde pública e foi coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Vigilância Sanitária Municipal, Polícias Civil e Militar e o Consórcio Intermunicipal da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri).
A mobilização percorreu seis estabelecimentos – cinco supermercados, onde identificou diversas irregularidades, como carnes com validade vencida, produtos congelados vendidos como resfriados, manipulação inadequada e armazenamento fora dos padrões sanitários exigidos; e um restaurante, sem irregularidades identificadas.
“A principal razão para a apreensão de alimentos impróprios é evitar que a população consuma produtos que possam causar doenças, intoxicações alimentares, alergias ou outras reações adversas à saúde. Atuar de forma preventiva e rigorosa é um compromisso da Cidasc com a segurança dos alimentos de origem animal”, destaca o médico-veterinário responsável pela ação no âmbito da companhia. “A Cidasc reforça seu compromisso com a defesa sanitária agropecuária, atuando de forma integrada com outras instituições para assegurar que apenas alimentos seguros cheguem à mesa dos catarinenses”, complementa.
A operação integra o Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (POA), que visa coibir irregularidades no comércio de alimentos de origem animal e garantir que os produtos comercializados atendam aos padrões sanitários exigidos por lei.
Irregularidades encontradas:
- Produtos com validade vencida;
- Armazenamento inadequado;
- Manipulação fora dos padrões higiênico-sanitários;
- Produtos congelados comercializados como resfriados;
- Carnes resfriadas armazenadas de forma incorreta.
Todo o material apreendido foi descartado conforme os protocolos técnicos da Vigilância Sanitária. Os autos de infração foram encaminhados ao Ministério Público, que poderá propor acordos extrajudiciais ou acionar judicialmente os responsáveis, especialmente em casos de reincidência.
Garantia de qualidade
Os selos de certificação são a garantia de qualidade do produto de origem animal. Ele atesta a qualidade e respalda que tal produto está dentro dos padrões técnicos estabelecidos pelas normas vigentes.
Produtos sem inspeção e, consequentemente, sem o selo, são passíveis de contaminações físicas, químicas e microbiológicas, podendo causar doenças, como: intoxicações, parasitoses, além de tuberculose, neurocisticercose e a toxoplasmose.
Entre os vários tipos de alimentos consumidos no dia a dia, um grupo pede mais atenção do que os demais. O consumidor deve estar atento ao adquirir alimentos de origem animal. Entre estes, podemos citar peixes, ovos, leite, carnes, frangos, mel e frutos-do-mar.
Os alimentos de origem animal são ricos em nutrientes (açúcares, proteínas, gorduras, etc.) e possuem alto teor de água, o que propicia com mais facilidade o desenvolvimento de microrganismos.
Por isso, para saber aqueles que estão livres de micro-organismos prejudiciais à saúde e atendem todas as exigências de higiene apropriadas para o consumo, é importante se atentar para algumas regras:
– Certifique-se que o produto possui um dos carimbos de inspeção sanitária, Serviço de Inspeção Municipal (SIM); Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e Serviço de Inspeção Federal (SIF); Selo ARTE; Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA);
– Apresentar no rótulo todas as informações sobre a identificação do produto;
– Estar dentro do prazo de validade;
– Possuir embalagens íntegras, sem rasgos, danos e estufamentos ou ferrugens;
– Permanecer com características naturais de cor, odor, textura e sabor;
– Estar devidamente armazenado desde a produção até o local da venda.
Além disso, é importante, enquanto consumidor, que após a aquisição destes alimentos, seja mantido o preparo ou conservação, e atenção às informações contidas nos rótulos.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500