
Produtores rurais que tenham animais de qualquer espécie (de abelhas a bovinos) precisam fazer a atualização do cadastro agropecuário da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). A campanha deste ano tem início a partir de junho. A atualização constante de dados pessoais e de rebanho, como atualização de saldo de animais, é obrigatória, seguindo os prazos estabelecidos pela legislação sanitária.
Em 2025, o foco da campanha é a atualização dos dados pessoais (telefone, endereço e e-mail) de produtores e médicos-veterinários, por meio do Conecta Cidasc. O produtor deve ficar atento quanto às alterações relacionadas ao rebanho e propriedade, que devem ser feitas presencialmente nos Escritórios Locais da Cidasc ou do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa).

“Manter o Cadastro Agropecuário atualizado é fundamental para proteger a saúde dos rebanhos em Santa Catarina. As informações sobre produtores, propriedades e animais permitem que a Cidasc atue com mais eficiência na prevenção e combate de doenças, além de apoiar o planejamento de programas sanitários e políticas públicas para o setor. A atualização cadastral é uma exigência da legislação sanitária e um passo importante para garantir a resposta rápida em caso de focos de doenças de controle oficial”, alerta a diretora de Defesa Agropecuária da Cidasc, Débora Reis Trindade de Andrade.
Decorrido o prazo previsto, o produtor que não atualizar seus dados, será informado, ao acessar o sistema, da existência de uma pendência no seu cadastro, que será resolvida imediatamente após a regularização.

A Cidasc destaca que todas as informações cadastradas no sistema estão protegidas pelo conforme a política de privacidade, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), n.º 13.709/2018.

Como atualizar o cadastro na Cidasc através da plataforma Conecta:
Acesso ao Conecta Cidasc:
- Acesse o site do Conecta Cidasc, por meio do link: Conecta Cidasc;
- Faça login em sua conta usando seu CPF como usuário do Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense (Sigen+).

Acesso aos processos:
- No lado esquerdo da tela, clique na opção “Processos”;
- Localize e selecione a opção referente à “Campanha Atualização Cadastral Cidasc – Cadastro de Pessoas”;
- Após selecionar a campanha, clique em: “Iniciar processo”.
Acompanhamento do progresso:
- No canto direito da tela, você poderá acompanhar o progresso do processo, conforme preenchimento com as informações.
Etiqueta de identificação:
- Recomenda-se preencher o campo da etiqueta com uma informação curta para facilitar a identificação do processo como, por exemplo, o nome da propriedade ou responsável pelo preenchimento.
Preenchimento do formulário:
- Clique em “Preencher formulário” para começar a inserir os dados necessários;
- Certifique-se de preencher todos os campos obrigatórios marcados com um asterisco vermelho (*). Esses campos são essenciais para concluir o processo.
Finalização do processo:
- Após preencher todos os campos obrigatórios, revise as informações e certifique-se de que estão corretas;
- Para finalizar o cadastro agropecuário, clique em: “Finalizar”.
Confirmação e acompanhamento:
Após enviar o formulário, aguarde a confirmação de que o processo foi concluído com sucesso. Acompanhe o andamento do processo por meio do Sigen+. Seguindo esses passos, o produtor conseguirá completar o processo de forma eficiente e organizada.
Em caso de dúvidas o produtor pode entrar em contato com os Escritórios Locais da Cidasc ou do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa) mais próximos.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
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