Em 14 de março, é celebrado o Dia Nacional dos Animais, para lembrar que todas as espécies, sejam silvestres, domésticas ou de produção, merecem tratamento respeitoso. Cuidar do bem-estar animal é uma boa prática agropecuária. 

Na propriedade rural, no transporte, nos eventos agropecuários e no abate, há procedimentos a seguir para evitar sofrimento desnecessário. O produtor, em parceria com médico-veterinário, deve zelar pela saúde dos animais que cria. 

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) é o órgão oficial de defesa agropecuária do estado e desenvolve diversos programas sanitários que visam monitorar, controlar e até erradicar doenças que afetam os animais de produção. As ações de fiscalização e orientação são realizadas nas propriedades rurais, nos eventos agropecuários, nos abatedouros e nas fiscalizações de trânsito. Em todas elas, os médicos-veterinários da Cidasc verificam se os cuidados necessários com os animais são respeitados. 

“Nosso papel é orientar o produtor rural para que ele adote boas práticas na atividade pecuária. O animal criado em boas condições, em ambiente adequado, tem menos chances de desenvolver doenças”, explica a médica-veterinária Eleanora Schmitt Machado. As denúncias de maus tratos devem ser encaminhadas à Polícia Civil. 

E o que são as boas práticas? A lei estadual nº 10.366 determina que os criadores são responsáveis pela nutrição, saúde, manejo e higiene adequados para os animais. Na prática, isto significa oferecer alimentos próprios para aquela espécie e em quantidades suficientes para o desenvolvimento do animal. É também oferecer instalações apropriadas, que permitam manter a ventilação, a temperatura e a limpeza, sem colocar em risco a saúde dos animais.

Os cuidados são extensivos ao transporte de animais, que deve ser realizado em veículo apropriado para a espécie, respeitando a capacidade de carga e separando com divisórias os animais por idade. É recomendado também considerar o tempo de viagem, calculando a necessidade de alimentação e água para este percurso.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500