
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) participou, nesta terça-feira (25/02), da reinstalação da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O evento foi realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright e reuniu parlamentares, representantes de entidades do setor, pesquisadores e produtores de todo o Estado.
A Frente Parlamentar será coordenada pelo deputado Padre Pedro Baldissera e terá como integrantes os deputados Altair Silva, Fabiano da Luz, Neodi Saretta e Tiago Zilli. O grupo atuará na articulação de políticas públicas, na promoção de debates e na realização de seminários para fortalecer o setor apícola e meliponícola catarinense.

A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, esteve presente no ato, acompanhada do médico-veterinário Pedro Mansur Sesterhenn, gestor da Coordenação Estadual de Sanidade Apícola (Cesap) do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal (Dedsa), e da médica-veterinária Mônica Pohlod, gestora da Supervisão de Auditoria, Credenciamento e Laboratórios do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp) da companhia.

“Santa Catarina é referência nacional na produção de mel, destacando-se pela qualidade, sanidade e produtividade. No entanto, é fundamental seguir investindo no fortalecimento do setor, que gera renda para milhares de famílias e contribui significativamente para a manutenção do meio ambiente. A Cidasc segue comprometida com a defesa sanitária e o desenvolvimento da apicultura e da meliponicultura catarinense”, afirmou Celles Regina de Matos.

Santa Catarina conta com mais de 17 mil famílias envolvidas na produção de mel, com concentração no Sul, Planalto Serrano e Planalto Norte do Estado. A reinstalação da Frente Parlamentar reafirma o compromisso da Alesc em apoiar e fortalecer essa importante cadeia produtiva, garantindo melhores condições para os apicultores e meliponicultores catarinenses.
+Defesa Sanitária Animal – Sanidade das Abelhas desenvolvido pela Cidasc
O Programa objetiva apoiar a apicultura e meliponicultura catarinense por meio das atividades pertinentes à defesa sanitária animal, com foco em educação sanitária, investigação epidemiológica, diagnóstico, monitoramento, controle e prevenção de pragas e doenças. Todo o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Cidasc em sanidade apícola, visa manter as colmeias saudáveis, produzindo adequadamente em quantidade e com qualidade de produtos, que possam contribuir com o relevante trabalho da polinização dos pomares, que é de suma importância para a agropecuária do Estado.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500