
O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Caçador promoveu, na segunda-feira (24/02), uma aula sobre biosseguridade em avicultura para estudantes dos cursos de medicina veterinária e agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Curitibanos. A ação integra as atividades do Projeto Sanitarista Acadêmico e foi focada nas exigências da legislação vigente.

O médico-veterinário da Cidasc, Rafael Zardo, que atua na Unidade Veterinária Local (UVL) de Caçador, foi responsável por ministrar o conteúdo aos estudantes. A atividade ocorreu durante a disciplina de Práticas Zootécnicas, ministrada pela médica-veterinária e professora Aline Félix Schneider Bedin, da UFSC.
O Projeto Sanitarista Acadêmico visa abordar questões relacionadas à Defesa Agropecuária Catarinense, promovendo mudanças cognitivas nos alunos e incentivando novos comportamentos a longo prazo. Voltado para o ensino técnico e superior, o projeto busca fortalecer a formação dos futuros profissionais do setor agropecuário, contribuindo para a disseminação de conhecimentos sobre sanidade animal, biosseguridade e legislação sanitária.
+Projeto Sanitarista Acadêmico
Idealizado pela equipe da Cidasc para aproximar o setor educacional da defesa agropecuária, o Projeto Sanitarista Acadêmico foi lançado em 8 de junho de 2021 e apresentado a universidades e escolas técnicas de Santa Catarina. O evento de lançamento, realizado no formato on-line, reuniu representantes do setor público e privado para formar uma aliança para fortalecer a defesa agropecuária por meio de palestras, projetos de pesquisa e outras iniciativas conjuntas.
Com essa iniciativa, a Cidasc busca estreitar laços com o ensino técnico e superior, contribuindo para a valorização do trabalho da companhia na promoção da saúde pública, do bem-estar animal e da preservação ambiental. O projeto também incentiva a formação de redes de colaboração e a troca de experiências entre os futuros profissionais da agropecuária e os especialistas da Cidasc.
A intenção do projeto é não se restringir aos cursos mais próximos do campo, como Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia, abrangendo também outras especialidades no campo da saúde, uma vez que cuidar da sanidade animal e vegetal é também promover a saúde humana. Apoiado sob a ótica de One Health (Saúde Única), definida pela FAO/OIE/OMS, o projeto visa demonstrar a importância e o potencial da saúde animal, sanidade vegetal, e segurança dos alimentos para a sociedade.
O Sanitarista Acadêmico prevê, ainda, difundir os valores, a cultura e o papel da agricultura de Santa Catarina, bem como o seu potencial para gerar qualidade de vida, com a preservação, equilíbrio ambiental e produção de alimentos seguros.
A defesa agropecuária, que em Santa Catarina é de responsabilidade da Cidasc, é essencial para que o alimento oferecido à população seja seguro para consumo. Programas de educação sanitária, como o Sanitarista Acadêmico, buscam mostrar a relevância deste serviço para o bem-estar das pessoas e também para o bom desempenho das atividades econômicas ligadas ao meio rural.
Ficou interessado no Projeto Sanitarista Acadêmico?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc, pelo e-mail: desan@cidasc.sc.gov.br
+Inf.: https://www.cidasc.sc.gov.br/educacao-sanitaria/sanitarista-academico/
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500