Arte: Coordenação Estadual de Denúncias (Cecod)/Cidasc.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) divulga resultados positivos na gestão de denúncias relacionadas a produtos de origem animal em 2024. A companhia registrou avanços significativos na tramitação e resolutividade das manifestações recebidas.

A Cidasc tem a responsabilidade de receber, analisar e acompanhar as denúncias referentes a produtos de origem animal fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) em Santa Catarina. As manifestações chegam por meio da Ouvidoria Geral do Estado, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Civil, além dos Departamentos Regionais da Cidasc.

Arte: Coordenação Estadual de Denúncias (Cecod)/Cidasc.

Em 2024, a Cidasc recebeu 202 denúncias, sendo 136 no primeiro semestre (67,3%) e 66 no segundo semestre (32,7%), representando uma queda de 51,5% de um semestre para o outro. Segundo o médico-veterinário da Cidasc, Jamil Correia da Silva Júnior, essa redução indica maior efetividade na resolução das ocorrências e menor reincidência, demonstrando a satisfação do denunciante com o trabalho da Cidasc na garantia da segurança dos produtos de origem animal.

Arte: Coordenação Estadual de Denúncias (Cecod)/Cidasc.

A maioria das denúncias em 2024 envolveu carnes e produtos cárneos (49,5%), seguidos por pescado (21%), leite e derivados, e ovos e seus derivados. 13% das denúncias estavam relacionadas a indústrias clandestinas. Todas essas situações foram investigadas no local por médicos-veterinários da Cidasc, com ações fiscalizatórias e orientações para regularização.

Arte: Coordenação Estadual de Denúncias (Cecod)/Cidasc.

Mais de 45% das denúncias foram consideradas fundamentadas, resultando em medidas fiscais imediatas, como autuações e multas. O principal motivo das denúncias foi o abate ou produção clandestina (22%), seguido por não conformidades em estabelecimentos fiscalizados (17%). Após fiscalizações no primeiro semestre, houve uma redução significativa dessas ocorrências no segundo semestre, com quedas de 72% e 87%, respectivamente.

Arte: Coordenação Estadual de Denúncias (Cecod)/Cidasc.

Para Jamil, os bons resultados alcançados em 2024 são fruto da parceria entre setores da Cidasc e outros órgãos competentes, além de processos rápidos e eficientes. “Esse é um trabalho conjunto, realizado por uma equipe de fiscalização que opera de maneira harmônica, seguindo procedimentos padronizados e garantindo altos índices de resolutividade. Dessa forma, atuamos no combate e regularização dos clandestinos e, ao mesmo tempo, no fortalecimento das agroindústrias fiscalizadas. Bom para a Cidasc, ótimo para o consumidor e excelente para Santa Catarina!”, conclui o profissional.

Arte: Coordenação Estadual de Denúncias (Cecod)/Cidasc.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500