
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) marcou presença na segunda edição do “Seminário de Direito Animal: poder público e sociedade civil organizada na proteção e defesa dos direitos dos animais”, promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O evento ocorreu na sexta-feira (14/02), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo canal do MPSC, no YouTube.


A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, e a médica-veterinária Eleanora Schmitt Machado participaram do seminário, que reuniu especialistas e referências do país. O evento teve como objetivo compartilhar informações técnicas e jurídicas, além de debater estratégias conjuntas para fortalecer as ações e medidas de proteção e defesa dos animais. A iniciativa coloca Santa Catarina na vanguarda da tutela ambiental, promovendo o conhecimento necessário para transformar paradigmas e garantir um futuro mais harmonioso para todas as espécies.

Durante o evento, a médica-veterinária da Cidasc, Eleanora Schmitt Machado, participou como debatedora na palestra “Direitos dos animais na prática: mitos e verdades”, ministrada pelo promotor Mateus Freire da Fontoura Gomes, da comarca de São Lourenço do Oeste, abordando questões essenciais para esclarecer conceitos e fomentar boas práticas na defesa do bem-estar animal.


O seminário foi promovido pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, ambos do MPSC, bem como pelo Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais (Gedda), no qual a Cidasc possui um representante, junto à outras instituições do Estado. A iniciativa reforça o compromisso do Ministério Público e de instituições parceiras, como a Cidasc, na construção de políticas eficazes para a proteção e defesa da fauna.
A solenidade de abertura contou com a participação do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli, que representou o Procurador-Geral em exercício, Durval da Silva Amorim; a subcorregedora-geral do Ministério Público, Cristiane Rosália Maestri Böell; a Ouvidora do MPSC, Rosemary Machado Silva; o secretário de Estado do Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina, Guilherme Dallacosta; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, promotora de Justiça Fernanda Broering Dutra; o comandante do Comando de Polícia Militar Ambiental, Coronel Jardel Carlito da Silva, que representou o Comandante-Geral da PMSC, Coronel Aurélio Pelozato; o coordenador de Operações Policiais com Cães, Ronaldo Morreto, representando o delegado-Geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel; a presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos; o coordenador-adjunto do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, promotor de Justiça Alceu Rocha; o procurador do município de Florianópolis, Aldo Martins, representando o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto; e a gerente de Biodiversidade e Florestas, Ana Cimardi, representando a presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500