
Nesta quinta-feira, (16/01), foi realizada a reunião dos comitês do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que é o setor do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) responsável por coordenar as ações de sanidade, inspeção, fiscalização, vigilância e educação relacionadas à produção agropecuária. O sistema possui dois comitês: o Federal de Defesa Agropecuária e o Comitê Interfederativo, que representa os serviços de defesa agropecuária dos estados.
Os estados brasileiros são representados neste comitê pelo Fonesa (Fórum Nacional de Sanidade Agropecuária). A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, participou da reunião e representou o Fonesa Nacional. “Temos um papel relevante neste processo, no qual foram definidas as prioridades de trabalho do Ministério da Agricultura, são decisões de abrangência nacional e estratégica, para questões ligadas ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), e da gestão do Suasa, explica a presidente.
Em etapas anteriores de cada comitê, os integrantes definiram temas determinantes para os próximos anos. A partir deste trabalho de ambos os grupos, foram determinados os nove desafios prioritários para o SUASA, priorizando -os, entre eles, a garantia do orçamento nacional, a integração de bancos de dados, o fomento ao comércio nacional e internacional de produtos de origem animal e a inclusão da defesa agropecuária nas ações de política agrícola.
O que é o Suasa?
O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – o Suasa é um sistema unificado, descentralizado e integrado entre a União, os Estados e os Municípios. O Suasa tem o objetivo de proteger a saúde dos animais, a sanidade vegetal, a qualidade e a inocuidade dos produtos destinados ao consumo.
O que é o Sisbi?
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA) foi criado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, buscando garantir a inocuidade e segurança alimentar. Outros entes federativos (os estados, os municípios e consórcios públicos municipais) podem se integrar a ele, sendo autorizados a conceder a adesão de agroindústrias de sua área de atuação ao Sisbi.
Em Santa Catarina, a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) demonstrou a equivalência dos procedimentos adotados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) aos do Sisbi. Desde então, a Cidasc aprovou pedidos de adesão ao Sisbi de 140 agroindústrias, que com este selo de inspeção sanitária podem comercializar seus produtos em todo o Brasil.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500