Santa Catarina é um Estado diferenciado, não só pelas paisagens, mas também pelo status sanitário do seu rebanho. Os animais do nosso Estado são livres de várias doenças, dentre elas:

→ Livre de Febre Aftosa sem vacinação;

→ Livre da Doença da Vaca Louca (BSE);

→ Livre de Peste Suína Clássica;

→ Livre de Peste Suína Africana;

→ Livre da Doença de Aujeszky.

Quando vier passear em nosso Estado, lembre-se que animais e produtos de origem animal, como carnes, leite e derivados, podem trazer doenças que já erradicamos do nosso rebanho ou que estão em fase de erradicação. Portanto, determinados produtos são proibidos de ingressar no nosso Estado e poderão ser apreendidos e destruídos para preservarmos a sanidade do rebanho catarinense.

Antes de viajar, informe-se, com antecedência, sobre os produtos restritos pelas legislações sanitárias de ingressar no nosso Estado. Ao regressar do exterior, não traga produtos de origem animal, nem sementes e plantas na sua bagagem. Eles podem conter microorganismos, como vírus, fungos, bactérias ou insetos que causam doenças ou pragas que afetam a produção agropecuária.

Estamos dedicando especial atenção neste ano à prevenção da influenza aviária de alta patogenicidade e à peste suína africana. O vírus da primeira doença está circulando entre animais silvestres e o da segunda foi registrado em outros países, inclusive alguns do Caribe e América Central.

Santa Catarina é grande na avicultura e na suinocultura. Siga as recomendações e nos ajude a manter estas doenças longe dos aviários e granjas comerciais, que geram empregos para milhares de catarinenses.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500