As aves assadas são um dos pratos mais tradicionais da ceia de Natal. Para agradar à família, o primeiro passo é escolher bem o produto, comprando carne de aves que tenham selo de inspeção sanitária.

O selo é a garantia de que o produto é processado em local apropriado e que está sujeito à fiscalização para averiguar se as normas sanitárias são respeitadas. O estabelecimento inspecionado também presta contas quanto à procedência da carne que beneficia, sendo possível rastrear as condições de sanidade animal desde sua criação.

Um abatedouro inscrito em serviço de inspeção seguem uma série de procedimentos para evitar a contaminação da carne, como o controle da temperatura em cada etapa do processo e a climatização do ambiente. Este cuidado é complementado pelas ações da vigilância sanitária nos locais que comercializam alimentos e pela atenção do próprio consumidor.

O que observar na hora da compra?

Verifique se a embalagem está íntegra e se o produto está armazenado no mercado com refrigeração adequada. O produto resfriado deve estar no máximo 4ºC e o congelado abaixo dos 12º negativos. 

Cheque o prazo de validade na embalagem. Após aberto, observe a consistência do produto, que deve estar firme e aderida aos ossos. A coloração deve estar entre o amarelo pálido e tons rosados. 

Lembre-se que após o cozimento, também é necessário guardar estes pratos à base de aves sob refrigeração e consumi-los em no máximo três dias. Todos estes cuidados garantem que a ceia de Natal seja segura, assim como os ingredientes eram ao sair de uma agroindústria inspecionada. 

Ao comprar carnes, esteja atento às condições de armazenagem do produto no ponto de venda e confira se a embalagem está íntegra. Em casa, siga as orientações quanto à necessidade de refrigeração do produto. Isto é essencial para preservar a saúde do consumidor.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500