A presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, representou a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), nesta quarta-feira (11/12), na reunião de reativação do Fórum Catarinense de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade (FCMCGB). O encontro, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), integrou a programação da Semana do Meio Ambiente e Economia Verde, destacando ações voltadas para a sustentabilidade e a preservação ambiental em Santa Catarina.
Celles Regina de Matos, enfatizou o papel estratégico do Fórum para o desenvolvimento agrícola sustentável e para o enfrentamento dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. “A reativação deste Fórum é uma ação fundamental para Santa Catarina. Ela define um espaço para alinhar esforços entre diferentes setores e, assim, construir soluções que promovam a preservação ambiental, prevenindo eventos extremos e multiplicando técnicas de adequação e enfrentamento. Para a Cidasc, que está diretamente ligada à produção agropecuária, essa integração é essencial para garantir a sustentabilidade e a segurança alimentar das próximas gerações”, declarou a presidente da Cidasc, Celles.
O secretário de Estado da Semae, Guilherme Dallacosta, ressaltou a importância do Fórum como um instrumento essencial para fomentar o diálogo entre instituições públicas, privadas e o setor produtivo. “Este espaço reforça nosso compromisso em integrar diferentes setores para enfrentar os desafios relacionados às mudanças climáticas e à preservação da biodiversidade”, afirmou.
Instituída pelo Decreto n.º 2.208, de 17 de março de 2009, a FCMCG tem como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade catarinense para a discussão e a tomada de decisões sobre as mudanças climáticas globais. A reativação do Fórum reforça o compromisso do estado com políticas públicas sustentáveis e com a preservação de seus recursos naturais.