Foto: Departamento Regional de Lages/Cidasc

Nesta terça-feira, a equipe do Departamento Regional de Lages da Cidasc realizou uma fiscalização móvel em São José do Cerrito,  próximo ao Parque Municipal de Eventos. Não foram registradas irregularidades no transporte das cargas que passaram pelo local, o que não comprometeu em nada o trabalho. 

O objetivo principal da ação era orientar os motoristas sobre a prevenção da influenza aviária. Com a temporada de férias se aproximando, é preciso relembrar os cuidados para que o vírus da doença, que circula entre animais silvestres, não atinja os aviários catarinenses. 

Para a população em geral, a principal recomendação é evitar contato com aves de vida livre. Ao avistar estes animais em parques e praias que aparentem estar doentes, não toque e não tente resgatá-los, tampouco toque em animais mortos. 

Para produtores e criadores de aves, o alerta é para que implementem e mantenham as medidas de biosseguridade nos seus criatórios. Verifique se o aviário está bem telado e se as aves de produção estão isoladas de aves de vida livre. Limite a circulação na área de criação dos animais, dando acesso apenas as pessoas envolvidas no cuidado com as aves. 

São sinais de influenza aviária em aves: 

  • Dificuldade respiratória;
  • Secreção nasal ou ocular;
  • Espirros;
  • Incoordenação motora;
  • Torcicolo;
  • Diarreia;
  • Alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres.

A comunicação de casos suspeitos de influenza aviária pode ser feita online, usando o atalho bit.ly/SISBRAVET

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500